Início da vida profissional para os jovens do ViraVida
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
O primeiro dia de trabalho é um momento inesquecível na vida de qualquer jovem. E para os formandos da turma 2011-12 do Projeto ViraVida no DF, a conquista desse objetivo aconteceu junto a quatro grandes instituições do DF: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Correios-DF, Conselho Nacional do Sesi e Fundação Banco do Brasil. Os formandos saíram das salas de aula no ViraVida diretamente para o posto remunerado de jovens aprendizes. O maior grupo de alunos, formado por 17 jovens, iniciou o Projeto MP Eficaz – Adolescente Aprendiz, do Ministério Público. No dia 28 de setembro, os jovens foram recebidos pela promotora de justiça do órgão, Selma Leite Nascimento, para uma ambientação.
“O Ministério Público recebe vocês com muita alegria. É uma grande oportunidade para nós contribuir para o aprendizado profissional dos jovens do ViraVida. É uma satisfação tê-los agora no nosso projeto de aprendizes. Esperamos contar com a responsabilidade e o compromisso de vocês”, destacou a promotora. De acordo com Selma Leite, o intuito do projeto MP Eficaz é proporcionar a formação técnico-profissional dos jovens. “Queremos que se preparem da melhor maneira possível, gerando oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho de maneira natural”, destacou.
Meninos e meninas, que anteriormente viviam em situação de vulnerabilidade social, grande parte com histórico de exploração sexual, colhem os frutos da transformação a que suas vidas se submeteram desde o momento em que aceitaram fazer parte do Projeto ViraVida. Em sua essência, o foco do ViraVida está na promoção da elevação da autoestima e da escolaridade dos adolescentes e jovens participantes, que é o pontapé inicial para a inserção no mercado de trabalho. Essa turma do ViraVida teve início em setembro de 2011 e percorreu uma longa caminhada. A capacitação profissional foi oferecida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
“Novas etapas, novos desafios”
Outros jovens do projeto no DF já iniciariam seus trabalhos em outras entidades. Dois alunos foram absorvidos pelo Programa Cozinha Brasil, do Conselho Nacional do Sesi, um aluno já ingressou no programa de trainees dos Correios-DF, e outros nove alunos foram inseridos como aprendizes no setor de informática da OnG Programa Futuro, da Fundação Banco do Brasil.
“Um novo mundo se abre para esses jovens. É uma grande oportunidade para os alunos iniciarem suas atividades nessas instituições. É uma nova etapa, um momento único na vida destes jovens, que percorrerão uma nova trajetória em suas vidas. Os adolescentes serão acolhidos e poderão se tornar cada vez mais profissionais eficazes”, destacou a coordenadora do projeto no DF, Cida Lima.
Ambientação
Ao chegarem no MPDFT, os aprendizes foram recebidos no seu novo local de trabalho daqui para frente. Recebidos pela promotora e por técnicos do Ministério Público, os jovens conheceram suas novas rotinas de trabalho, deveres e obrigações, além de regras e normas de comportamento da instituição. Por fim, receberam um kit, contendo os documentos mais importantes para a contratação, como carteira de trabalho, atestado de saúde, ficha de identificação, contrato de trabalho e aprendizagem, além do uniforme.
Carlos Magno
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
Fotos: Nilson Carvalho
SESI - Serviço Social da Indústria
SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br