Correios-DF são os campeões da 28ª edição do Jopese

Dezessete empresas industriais e mais de 790 competidores integraram a 28ª edição do certame. Os campeões partem em novembro para Goiânia, para a disputa dos Jogos Regionais.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT-DF) foi a campeã da 28ª edição dos Jogos Poliesportivos do Sesi (Jopese), encerrados ontem, no Sesi Taguatinga. A edição deste ano contou com a participação de 17 empresas do segmento industrial. A unidade de Taguatinga foi palco da competição, que ainda contou com o Minas Tênis Clube como sede da disputa no futebol de campo. Após a premiação, os industriários se confraternizaram entre si com almoço oferecido pelo Sesi-DF em Taguatinga. Ao todo, 792 trabalhadores de empresas industriais participaram da 28ª edição da competição. Metrô-DF, Caesb e Brasal completaram a classificação geral dos jogos.

No fim de semana de disputas acirradas, a natação e o futebol receberam bom público. A competição teve início no dia 22 de setembro, com jogos de futebol de campo, sete master e futsal. Nos dias 6 e 7, no Sesi Taguatinga, foram realizadas as provas e jogos nas modalidades atletismo, natação, futsal, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei de praia e voleibol de quadra. As finais foram realizadas no domingo (7), pela manhã.

Os Correios-DF foram os grandes campeões na natação, conforme a tradição da competição. No atletismo, a Novacap e a Brasal conquistaram o maior número de medalhas nas provas nas categorias masculino e feminino. No futebol de campo, a Entherm Engenharia venceu mais uma vez e levou o ouro. No futsal, Metrô-DF e Vivo-DF levaram o ouro, respectivamente no masculino e feminino. No futebol sete master, a taça ficou com a empresa Brasal.

A Caesb fez bonito no tênis de campo e levou a maioria das disputas. No tênis de mesa, Correios-DF e Metrô-DF levaram a melhor no masculino e feminino. No vôlei de quadra, a vitória ficou com Metrô-DF no masculino e Correios-DF no feminino. No vôlei de praia, houve disputa somente no feminino, que teve o Metrô-DF como campeão. Na disputa do xadrez, os Correios-DF levaram mais uma vez.

alt

Trabalho em grupo

A coletividade é um dos pontos fortes da disputa no Jopese. Para a agente de estação do Metrô-DF, Lúcia de Fátima, que participa do Jopese pela segunda vez, seu interesse sempre foi pelos esportes coletivos. Já disputou a competição pelo atletismo e pelo voleibol, mas não esconde sua preferencia pelo esporte de equipe. "É sempre melhor jogar os esportes coletivos. É um incentivo para o trabalho em grupo e reforça nossa coletividade", destaca Lúcia.

Por meio das provas e jogos, os trabalhadores buscam fatores que acabam ficando fora das quadras, campos ou da piscina. A integração com outros trabalhadores formam boas histórias. Para Vera de Lima, que disputa o vôlei de quadra pelos Correios-DF, conhecer pessoas e fazer amigos para ela é mais válido do que ganhar o 1º lugar dos jogos. “Existe muita integração por conhecer pessoas novas. É muito gostoso o clima, nem parece uma competição, porque todos somos amigos”, destaca a trabalhadora, que disputa sua quinta edição do Jopese.


O valor da competição para as empresas

Qualidade de vida para o empregado, diminuição do estresse e do absenteísmo são outros valores que o Jopese agrega de valor para seus participantes. De olho nessas atribuições, os Correios-DF possuem um olhar especial para a competição. Para a coordenadora de integração esportiva, Shirley Pereira, "o investimento da empresa é permanente e sempre trouxe retorno para a instituição".

Segundo ela, que está há sete anos na empresa, o valor da atividade física para seus trabalhadores é visível. "É uma contrapartida muito positiva dada pelo Sesi-DF e pelos Correios para os funcionários. O absenteísmo e o stress são minimizados e a qualidade de vida cresce. É notório", explica.


Longevidade e perseverança no Jopese

Um dos grandes personagens da 28ª edição do Jopese é o corredor Elismar Divino da Silva Peres. Competindo pela Novacap na Pista de Atletismo Joaquim Cruz, Elismar disputou sua 13ª edição do certame. "É sempre um prazer competir e continuarei fazendo até quando eu puder", destacou o competidor, que também já disputou pelo voleibol. "Troquei de esporte porque me identifiquei mais com o atletismo e a minha baixa estatura não me ajudou muito. São nove edições que conquisto a medalha de ouro no atletismo. Nosso revezamento é sempre conquista de ótimos resultados", destaca o grande campeão.

Vencedor desta edição nos 100m, 200m e revezamento 4x100, Elismar participará dos Jogos Regionais, no mês de novembro. "Temos tudo para fazer bonito em Goiânia e quem sabe classificar novamente para os Jogos Nacionais em 2013", garante.

O Jopese é a primeira fase de um ciclo que culmina com os Jogos Nacionais do Sesi. Antes disso, porém, os trabalhadores que venceram o Jopese disputam os Jogos Regionais, entre os dias 14 e 18 de novembro. “A participação alegre, descontraída, competitiva, mas com espírito esportivo, fez com que o evento se tornasse grande, não só pelas vitórias alcançadas, mas também pelo estreitamento do laço de amizade entre os trabalhadores-atletas”, destacou Rafael Galvão, gerente de esporte e lazer do Sesi-DF.

As empresas participantes da 28ª edição do Jopese foram: Artec Construtora, Brasal Refrigerantes, Bunge, Caesb, Ciplan, Correios – DF, DGL, Entherm Engenharia, Gravia, Metrô – DF, Novacap, Panificação Gontijo, Rexam, Rossi, União Quimica e Vivo-DF.


Para ter acesso aos resultados finais e as equipes campeãs por modalidades, clique aqui.

Carlos Magno 
Assessoria de Comunicação - UNICOM
Sistema Fibra - Federação das Indústrias do Distrito Federal
Fotos: Nilson Carvalho
SESI - Serviço Social da Indústria SIA Trecho 3 - Lote 225 71200-030 - Brasília-DF
www.sistemafibra.org.br

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2