Esporte Cidadania reúne 7 mil pessoas no Sesi Taguatinga
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
No sábado (10), o Sesi-DF abriu as portas da unidade de Taguatinga para toda a população e promoveu diversas ações de incentivo à prática esportiva em mais uma edição do Esporte Cidadania. A parceria do Sesi e da Rede Globo, que passou por todos os estados brasileiros, ofereceu um dia inteiro de atividades para um público rotativo de 7 mil pessoas, atendendo quase 4 mil em modalidades como atletismo, futebol, judô, ginástica rítmica desportiva, natação, futsal, voleibol, basquetebol e oficinas de badiminton, dança e jump. No local, havia, ainda, brinquedos infláveis também disponíveis durante todo o dia.
O Esporte Cidadania é conhecido também por reunir atletas renomados dando seu exemplo para crianças e jovens. Nesta edição, o Sesi-DF reuniu o time de basquete UniCeub/BRB/Brasília, o único clube brasileiro campeão da Liga das Américas e detentor do maior público registrado em uma partida de basquete realizada no Brasil (24 mil torcedores). Para o capitão do time, Alex Garcia, a honra de estar no evento é da equipe. “Adoramos receber o carinho do público e poder passar pra frente nossa experiência de lutas e vitórias”, avalia o atleta. Quem também marcou presença no Sesi Taguatinga foi o atleta olímpico Hugo Parisi. O brasiliense, que já esteve em três Olimpíadas na modalidade de saltos ornamentais, ficou impressionado com a estrutura oferecida para os participantes. “Não há dúvidas de que é muito bonito este trabalho de apresentar o esporte como alternativa para tirar crianças e adolescentes das ruas, sujeitos à marginalidade”, observou. Outro atleta que participou do Esporte Cidadania foi o ciclista Rodrigo Morcegão. “Um show de cidadania”, ele definiu.
Um diferencial desta edição do evento foi a participação de empresas industriais que apadrinharam algumas modalidades esportivas, como a Gravia Perfilados de Aço (Judô e Ginástica Rítmica), Entherm (Futebol), Vivo (Futsal), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ECT-DF (Natação e Duathlon), Brasal (Atletismo) e Novacap (Voleibol). Todas estas empresas participam anualmente dos Jogos Poliesportivos do Sesi (Jopese), enviando e apoiando trabalhadores para as competições. “Nossa empresa avalia que o esporte tem uma série de vantagens, principalmente na área infantil, ensinando as crianças no aprendizado das derrotas e vitórias e nos valores como parceria e coletividade, além de reduzir custos com saúde”, explica a empresária Edilene Gravia.
O Esporte Cidadania é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Rede Globo, utilizando o esporte como ferramenta de inclusão e integração social. Trata-se de uma das soluções sociais que o Sesi apresenta para a iniciativa privada como uma possibilidade de exercer a responsabilidade social empresarial. Essa ação, além das atividades desenvolvidas em um único dia do ano, possibilita uma derivação para projetos sociais mais duradouros. Dessa forma, após o dia da realização, as empresas poderão optar por dar continuidade ao Esporte Cidadania desenvolvendo um projeto social em uma determinada comunidade, agregando ações ao seu programa de investimento social privado. “O esporte é o melhor caminho para a qualidade de vida, a construção de valores e a inclusão social”, conclui o gerente de Lazer, Esporte e Cultura do Sesi-DF, Rafael Galvão.
Texto: Patrick Selvatti
Fotos: Nilson Carvalho