A passagem da cantora Ellen Oléria pelo Sesi-DF
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
A grande vencedora do The Voice Brasil, programa da Rede Globo de Televisão que terminou ontem (16), tem sua trajetória musical relacionada ao Serviço Social da Indústria (Sesi-DF). Ellen Oléria, a brasiliense de 30 anos que o Brasil aprendeu a amar, tem um histórico forte de apresentações no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, a sua terra natal.
Uma das aparições mais marcantes da cantora na Sala Yara Amaral foi há três anos, em dezembro de 2009, quando se uniu às diversas manifestações ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids promovidas pela entidade ligada à indústria. Na abertura do show, Ellen não somente fez o já esperado discurso sobre a importância da disseminação de informações sobre as formas de contágio para minimizar o preconceito com as pessoas soro-positivo, mas contou a experiência pessoal que teve com uma parenta que padeceu com a doença. “Esta parenta cuidou de mim na minha infância. E era uma pessoa muito importante pra minha família. Com a experiência tão próxima, posso constatar que o problema da doença está na discriminação. HIV não pega no abraço, não pega num beijo. O que falta é consciência”, alertou a cantora. Naquele mesmo ano, Ellen fez uso do Centro Cultural Sesi para o lançamento do seu primeiro CD, chamado "Peça". Já em 2010, Ellen foi jurada e coordenou uma oficina de técnica vocal no Festival Sesi Música.
Recentemente, Ellen Oléria participou da solenidade que marcou os 40 anos da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Na Câmara Legislativa do DF, ela entoou, sem acompanhamento instrumental, o Hino Nacional Brasileiro, dando início aos trabalhos da Sessão Solene.
A artista - Ellen Oléria nasceu em Brasília e foi criada no Chaparral, região entre Taguatinga e Ceilândia. Inicialmente interessada mais em instrumentos, começou cantando em coros de igreja, por influência dos pais. A carreira de cantora despertou aos 16 anos. Com uma voz marcante, ela mistura bossa nova, funk, hip-hop, MPB, samba, soul, e poesia nas letras e melodias próprias. Abriu e participou dos shows de vários artistas como Lenine, Paulinho Moska, Chico César, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, Milton Nascimento e Sandra de Sá (com quem dividiu o palco nas comemorações do aniversário de 50 anos de Brasília). Ellen também é atriz, formada pela Universidade de Brasília (UnB).
Fotos: Cristiano Costa (capa) e Nilson Carvalho (interior)