Alunos do PAF veem de perto o esporte profissional
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:41
Esta sexta-feira foi especial para 78 alunos do PAF, o Programa Atleta do Futuro do Sesi-DF. Os jovens atletas, alunos do Programa das unidades do Sesi de Taguatinga, Sobradinho e Gama foram ao ginásio Nilson Nelson, no dia 1° de março, sentir a emoção do Torneio de Enterradas, do Desafio de Habilidades e do Torneio de Três Pontos, eventos parte do Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil, o NBB, organizado uma vez por ano pela Liga Nacional de Basquete.
Sentados na área VIP do ginásio, os meninos do PAF tiveram a oportunidade de assistir de perto as jogadas fantásticas feitas pelos jogadores profissionais das equipes de basquete da Liga Nacional. Com plaquinhas nas mãos, sempre que os atletas finalizavam as jogadas, os aspirantes a atletas do futuro davam notas para as atuações dos profissionais.
Além da diversão, participar de um evento esportivo da grandeza do Jogo das Estrelas também tem um viés pedagógico. Segundo Silvano Fernandes, técnico de Lazer da unidade Sesi Gama, levar os alunos do PAF para o evento aproxima os meninos à realidade de um evento profissional. “Trazer nossos alunos aqui, permite que eles percebam de perto como funciona a estrutura de competição do esporte profissional, tira os meninos da realidade de treino e demonstra, na prática, a pressão que é jogar em um ginásio lotado.”, frisou Silvano. E essa sensação foi confirmada por Fernanda Lima, de 16 anos, atleta de vôlei no Sesi Gama. A aluna do PAF se disse empolgada em poder observar de tão perto os atletas em quadra. “Foi a primeira vez que assisti a um jogo de perto e já deu para perceber a diferença de uma competição para valer de um treino. Quando eu for jogar com público, já vou entrar em quadra sabendo a pressão que vou enfrentar.”
Durante o evento, os alunos ainda puderam se divertir com as mascotes das equipes do NBB e conhecer de perto alguns atletas do basquete, como o ala e armador do UniCEUB-BRB, Isaac. O jogador da equipe de Brasília atravessou a cerca que dividia o público e foi para perto dos alunos do PAF, quando distribuiu autógrafos e tirou fotos com os meninos, encantados com a chance de conhecer o ídolo de perto. E os futuros atletas ainda tiveram uma atração extra. A cantora brasiliense Elen Olléria, campeã do programa The Voice, da Rede Globo, passou pertinho dos meninos quando descia para a quadra, para ser jurada do Torneio de Enterradas. No caminho, parou para fazer fotos com os alunos do PAF.
As competições de técnica e habilidade do Jogo das Estrelas terminaram com Matheus Dalla, do Limeira, vencendo o Torneio de Três pontos. Gui Deodato, vestido com uma fantasia de Batman, representando a equipe do Bauru Basquete, foi pela segunda vez campeão do Torneio de Enterradas, e no Desafio de Habilidades, Fernando Penna, do time paulistano do Pinheiros, levou pela terceira vez o título.
O PAF
O Programa Atleta do Futuro é destinado aos jovens de 6 a 17 anos. O programa, de iniciativa do Sesi Nacional, tem por objetivo estimular o hábito da prática esportiva em crianças e adolescentes, utilizando o esporte como forte ferramenta de educação e, ainda, inclusão social. O PAF é realizado unidades do Sesi-DF (Gama, Taguatinga e Sobradinho), nas seguintes modalidades: atletismo; basquete; futsal; ginástica rítmica; judô; voleibol; e natação.
O programa é totalmente gratuito. O Sesi-DF oferece infraestrutura de qualidade de suas unidades e custeia a contratação de profissionais, materiais esportivos, além de uniformes que são entregues aos alunos. Em contrapartida, a entidade cobra dos alunos que estejam devidamente matriculados em escolas pública ou particular e que tenham bom rendimento escolar.
O Departamento Regional do Distrito Federal começou as atividades do Atleta do Futuro ainda em 2008. O Sesi-DF atende, atualmente, quase 9 mil alunos no Programa.
Nilson Carvalho
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
Fotos: Nilson Carvalho/Fibra-Unicom