II Torneio Interno de Robótica

Logo Torneio de Robótica - Sesi

Com o objetivo de despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia no ambiente escolar, a unidade SESI Gama realizou no dia 19 de agosto o II Torneio Interno de Robótica. Os jovens usaram a imaginação e a criatividade para buscar soluções inovadoras construindo robôs feitos com peças e programados com a tecnologia Lego.

Neste ano, o tema do torneio foi “Sala de Aula do Futuro”. Os alunos deste tema foram avaliados pela criatividade, pertinência ao tema, vocabulário adequado, inovação tecnológica, funcionalidade do projeto, postura durante a apresentação e cooperação entre a equipe.

A interação tecnológica pode servir de grande aliada no ensino das escolas, e esse foi o tema do projeto de pesquisa do grupo Ninja. Para o aluno Vitor Lucas do 7º ano do Sesi, a integração é essencial. “Com o uso de computadores, celulares e tablets na sala de aula os alunos iriam interagir mais com os professores”. Afirmou Vitor.

Já para a aluna Ana Luiza do 1º ano do ensino médio, que competiu no desafio da mesa e integrou o grupo Spartacus, as escolas rurais não possuem tanto acesso a materiais de estudo. “Nosso grupo criou um aplicativo que terá questões do ENEM e PAS para colocar em tablets disponibilizados nas escolas rurais, facilitando assim os estudos dos alunos”.

A competição teve quatro etapas: core values, projeto de pesquisa, design do robô e desafio do robô. Por se tratar de um torneio de migração de uma temporada para outra, o desafio da mesa foi sobre o tema anterior Fúrias da Natureza e o projeto de pesquisa tema 2014.

A finalidade do torneio foi desenvolver os alunos para as competições da FLL (FIRST® LEGO® League), formando assim o clube da robótica, que irá representar a instituição nas competições de robótica futuras.

O torneio foi organizado pelo SESI em parceria com a organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e a Lego Education, sendo voltada para crianças de 09 a 15 anos. As equipes foram compostas por 04 a 10 competidores e um adulto como técnico. Os alunos que ultrapassaram a faixa etária exigida poderão participar da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, não excedendo o limite regulamentar de 19 anos.

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2