Duas equipes do SESI Gama representam o DF Torneio Nacional de Robótica
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:31
As equipes Lego Field e Lego of Olympus representarão o Distrito Federal na Etapa Nacional do Torneio de Robótica que acontece do dia 13 a 15 de março no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Antes de chegar à etapa nacional, os estudantes do SESI Gama, representantes do Distrito Federal no torneio, percorreram um longo caminho de preparação. Eles passaram por um processo seletivo interno, que definiu os integrantes de cada equipe, e por uma disputa regional em Goiânia. Nesta última competição, contra 30 equipes, os estudantes do DF levaram para casa 4 troféus. A equipe Lego Field ficou em segundo lugar na classificação geral, seguida pela Lego of Olympus que ficou em terceiro lugar e também garantiu o troféu de primeiro lugar na Missão da Mesa. A equipe Energy Bots, que não segue mais na competição, ganhou o troféu Inovação na etapa regional.
Segundo o professor de Robótica, responsável pela área de design e programação, Felipe Renier, os trabalhos de preparação para a Etapa Nacional foram intensificados. “Na reta final da preparação, os meninos treinaram todos os dias, após as aulas, e aos sábados, o dia todo. Fizemos também um intensivão de treinos e de ajustes à noite. Nossa intenção é fazer bonito no Nacional.”, explicou.
Nesta etapa, as equipes serão avaliadas pelo design do robô, pela execução de todas as missões para as quais os robôs foram projetados e programados, em três partidas de 2min30s cada, pelo Core Values que contempla a inspiração e o trabalho em equipe, e serão avaliadas também pelo projeto de pesquisa que deve apresentar uma solução inovadora para o tema proposto na atual temporada: World Class, como alguém pode aprender melhor sobre algo.
A grande expectativa está no desenvolvimento do projeto de pesquisa. As equipes do Distrito Federal prepararam ferramentas e mecanismos que prometem ajudar alunos das áreas rurais através do website “Touch Class” e também os estudantes com deficiência visual através da caixa “MATTÁTIL” que possui recursos didáticos e jogos adaptados às necessidades dos alunos do Ensino Fundamental nas aulas de matemática e em momentos de lazer.
O Departamento Nacional do SESI, responsável pela operação dos torneios regionais e do nacional, estima receber 60 equipes mais de 600 participantes que disputarão a chance de representar o Brasil na etapa internacional da competição, nos meses de abril e maio deste ano, nos Estados Unidos, Austrália e África do Sul.
O evento será aberto para visitação do público no sábado e domingo das 10h às 17h.