Três dias de pura emoção na Etapa Nacional do Torneio de Robótica
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:31
A Etapa Nacional do Torneio de Robótica é, sem dúvidas, uma competição que foge aos padrões. Euforia, nervosismo, emoção e alegria são algumas palavras que definem bem a essência do evento que aconteceu em Brasília entre os dias 13 e 15 de março.
Foram três dias intensos de treinos, rounds, apresentações de projetos de pesquisa e algumas avaliações. Esta rotina, porém, não impediu que as 60 equipes e cerca de 600 participantes aproveitassem ao máximo tudo o que o evento tinha a oferecer.
O primeiro dia foi marcado pela chegada dos competidores e pelas montagens dos pits, os estandes de cada equipe. No entanto, não demorou muito para entender porque o Torneio de Robótica é diferente de todos os outros. As equipes começaram a interagir, trocar bótons, como um símbolo de amizade, e experiências que viveram para chegar até ali.
Alguns integrantes já se conheciam das etapas regionais e aproveitaram para colocar o papo em dia. Enquanto isso, vários grupos munidos de instrumentos musicais e muita animação entoavam seus hinos e gritos de guerra por todo o Centro de Convenções.
O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, abriu o evento falando sobre a importância do Torneio de Robótica na vida dos jovens e no futuro do país. “É por meio destas qualidades que estes futuros profissionais serão capazes de propor novas soluções a problemas diversos e, também, novos produtos. Enxergo, aqui, o futuro do país. Um Brasil mais desenvolvido e, claro, mais competitivo”, disse.
A cerimônia de abertura contou com a participação do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e do superintendente nacional do SESI e diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Também estavam presentes o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Salles, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Aldemir Santana, o diretor de Operações do SESI Nacional, Marcos Tadeu de Siqueira, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Gilberto Carvalho e representantes regionais do Sistema CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Após a abertura oficial, a grande atração do evento foi a palestra do engenheiro Aeroespacial e Mecânico, Lee Maglipi. Ele trabalha na LEGO Education como coordenador de desenvolvimento do Kit LEGO® MINDSTORMS® EV3, o mesmo kit utilizado pelas equipes na construção dos robôs, falou um pouco do seu trabalho e como a robótica feita com Lego aplica-se ao dia a dia. “O que vocês fazem aqui, hoje, não está muito distante da realidade, porque as grandes indústrias trabalham com as mesmas técnicas, só que com peças e engrenagens reais.”, explicou. Além disso, ele destacou a importância de colocar em prática os projetos propostos no Torneio. “Todos esses conhecimentos podem e devem ser aplicados. Desejar não é suficiente. É preciso fazer.”, finalizou. Após a palestra, Lee distribuiu autógrafos e chaveiros, tirou fotos com os participantes e foi conferir, de perto, os projetos das equipes.
No segundo dia, muita expectativa. Afinal, visitantes de todas as partes do Distrito Federal e de outros estados lotaram os corredores, os pits e a arena do Torneio. O público ficou curioso e impressionado com os robôs cheios de detalhes e com os projetos complexos e inovadores desenvolvidos por crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. “O que mais me chama atenção aqui é essa competição sadia entre as equipes e a participação de vários estados do Brasil. É um verdadeiro intercâmbio cultural que estimula as novas gerações a desenvolverem novos projetos.”, ressaltou a professora de geografia, Hélie da Silva, que soube do evento através de uma amiga.
O estudante do 6º ano, Vitor Evangelista, gostou do que viu e vai tentar formar uma equipe na escola para a próxima temporada. “Eu me interessei bastante e quero participar também. Vou tentar levar a ideia para minha escola.”, afirmou.
Para aliviar as tensões do dia mais puxado da competição, na opinião dos participantes, nada melhor que uma festinha para renovar as energias e o ânimo da meninada. A “Festa da Amizade” é o momento do Torneio no qual os valores do Core Values são fielmente praticados. Nessa temporada, os participantes trocaram os uniformes de suas equipes por camisetas brancas estampadas apenas com o nome de grandes personalidades da ciência e tecnologia, como Albert Einstein, Stephen Hawking, Santos Dumont, Thomas Edson, Arquimedes, entre outros. Formou-se então um enorme time que fala a mesma língua e compartilha os mesmos objetivos e valores. Sem dúvidas, mais um momento que ficará na memória dos nossos campeões do conhecimento.
Com a chegada do último dia, um misto de emoções. A vontade de que a competição dure um pouco mais, mas ao mesmo tempo a ansiedade para saber o desempenho de cada equipe. Durante o dia, um visitante em particular chamou atenção, Paulo Gabriel Martins, de 10 anos, segurava uma caixa de sapatos e dentro dela havia um carrinho construído por ele com peças de Lego equipado com um circuito elétrico como os encontrados em brinquedos industrializados. “Eu tenho vários tipos de Lego que compro na loja e também pela internet. Com as peças faço miniprédios, lutadores e carros. Quando soube do Torneio pela TV quis vir conhecer.”, contou.
Para Rosa Martins, mãe do Paulo Gabriel, o clima do evento estava muito gostoso e atrativo, tanto para o público infantil quanto para os adultos. “O clima tem tudo a ver com a situação, mesmo porque é muita criança e adolescente. A gente percebe que todos estão muito à vontade. A organização está de parabéns. Afinal, eles merecem, porque a festa é deles.”, enfatizou.
PREMIAÇÃO
As 60 equipes foram avaliadas em quatro categorias: Design do Robô, Desafio da Mesa, Core Values e Projeto de Pesquisa. Dentro das temáticas propostas, vários pontos foram considerados. Assim, as equipes que se destacaram em determinadas atividades também foram premiadas.
Durante o anúncio das premiações, os juízes do Torneio fizeram as honras e chamaram ao palco todos os contemplados. Criativos, os textos personalizados para cada equipe e tipo de premiação, levaram o público aos risos e também às lágrimas.
De todas as equipes, três delas foram as que mais se destacaram em todos os aspectos e conquistaram o título de Champion’s Award. Em 1º lugar, no topo do pódium, ficou a equipe Big Bang Birigui, que recebeu das mãos do superintendente regional do SESI-DF, Albano Esteves de Abreu, o troféu por sua belíssima atuação. O 2º lugar foi para os paulistas de São Caetano do Sul, a equipe AC/DC/EG. E para fechar a tríade de campeões, a equipe Mega Snakes garantiu o 3º lugar na classificação geral da competição.
Este ano, o Brasil conquistou oito vagas nas etapas internacionais. Sendo, duas para Saint Louis, nos Estados Unidos, três para Austrália e mais três para a África do Sul. Ou seja, além dos três primeiros colocados, mais cinco equipes terão a oportunidade de competir em outros países.
Quanto às equipes que não ficaram entre as oito primeiras colocadas, nada de desânimo. Na verdade, o tema da próxima temporada já foi definido e será: Trash Track ou Como cuidamos do nosso lixo. Então, é hora de tomar fôlego, reunir a turma, colocar a cabeça para trabalhar e pensar em soluções inovadoras que possam ajudar o mundo inteiro nos próximos anos.
Fotos: Simone Borges e agência de notícias CNI