Equipe técnica avalia resultados do Torneio de Robótica
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:31
Diretores, gerentes e coordenadores de diversas áreas do SESI-DF reuniram-se com o superintendente, Albano Esteves de Abreu, na última sexta-feira, dia 27, para traçar os novos rumos a serem tomados em preparação às próximas etapas do Torneio de Robótica.
O evento foi avaliado quanto à estrutura, organização, alimentação e também quanto ao desempenho das duas equipes que representaram o Distrito Federal na etapa nacional.
O superintendente do SESI-DF, Albano Esteves de Abreu, acredita que a avaliação marca o início de uma história de sucesso. “Para a busca da melhoria e da perfeição do resultado dos nossos alunos é preciso todo esse planejamento. Precisamos olhar para os nossos pontos fracos, onde erramos, e também olhar para onde queremos chegar, com os pontos fortes. Nós estamos iniciando este trabalho com foco em 2016 para que as equipes tenham mais condições de competir e trazer um bom resultado para o Distrito Federal.”
As duas equipes do SESI-DF cresceram significativamente na última competição em relação a sua participação na temporada 2013-2014. Diante deste cenário, as áreas de educação e tecnologia observaram a necessidade de profissionalizar a robótica na escola através de investimento em equipamentos e pessoal com a promoção de cursos e acompanhamento de instrutores dando apoio e suporte aos participantes. “Todo o investimento hoje voltado à parte de robótica está destinado à aquisição dos kits. A cada ciclo, a própria Lego renova os controladores e a parte de programação. Os demais investimentos são praticamente em recursos humanos, ou seja, pessoas mais capacitadas na parte de programação para apoiar os alunos no desenvolvimento dos projetos.”, explica o gerente de tecnologia da informação, Arioston Cerqueira Rodrigues.
A gerência de educação do SESI-DF desenvolveu uma metodologia própria para a robótica que elenca as ações e os procedimentos a serem adotados na preparação das equipes para a edição 2015-2016. “A novidade que apresentamos é uma metodologia, um balizador de como devem acontecer os trabalhos dentro da escola, considerando as três categorias avaliadas pela FLL: Core Values, Projeto de Pesquisa e Robô. Seguindo esse caminho as nossas chances aumentam significativamente.”, afirma a gerente de educação, Learice Barreto Alencar. Essa nova metodologia será estendida a todas as unidades SESI-DF que tenham interesse em participar da competição.
Em linhas gerais, a avaliação da Etapa Nacional do Torneio de Robótica foi bastante positiva e trouxe elementos novos que serão aplicados nas próximas edições do evento.