SESI-DF entrega Prêmio “Uma ação que deu resultado”, o Oscar da educação
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:31
O auditório do SESI Gama foi palco de muito glamour e sofisticação na noite da última quarta-feira, dia 1º. A primeira cerimônia de entrega do Prêmio “Uma ação que deu resultado” homenageou cinco professores do ensino básico, autores de ações diárias e projetos desenvolvidos em sala de aula e que obtiveram êxito. Tudo isso no melhor estilo hollywoodiano, com direito a tapete vermelho, mestres de cerimônia, flores, música instrumental ao vivo, performances musicais e de stand up comedy, além de um delicioso coquetel.
Ao longo do ano de 2014, professores de diversas áreas de conhecimento desenvolveram ações e projetos inovadores voltados ao ensino básico. Assim, como forma de reconhecimento, o SESI-DF criou o Prêmio “Uma ação que deu resultado” com o objetivo de valorizar o professor e os benefícios pedagógicos que ele traz para a escola. “Valorizar os nossos professores é demonstrar constantemente a importância do profissional de educação para a sociedade em que vivemos. Sempre temos que reconhecer e enaltecer o profissional que, por amor, nos ensina a dar os primeiros passos para nos tornarmos cidadãos.”, ressaltou a diretora de operações, Renata Raquel Jorge Marques, em seu discurso de abertura.
Os cinco projetos: Ciranda da Leitura, Vivenciando o Sistema Monetário, Implantação de Robótica na Rede SESI de Educação, Grafiti e Matemágica foram avaliados nas categorias Temas Livres e Temas Específicos. Ambas tratam das experiências obtidas em sala de aula, sejam elas livres ou temáticas, e seus respectivos resultados.
Todos os inscritos receberam certificado de participação, mas somente os três primeiros classificados foram premiados. A comissão julgadora considerou quatro critérios importantes de avaliação: a qualidade da experiência inscrita, em referência à estrutura textual e ao conteúdo do projeto; o atendimento aos objetivos da Proposta Pedagógica da Rede SESI de Educação; a contextualização em relação à realidade na qual a escola está inserida; e o potencial de aplicabilidade, ou seja, como esse projeto pode ser aplicado em outras escolas.
O grande vencedor da noite foi o projeto Ciranda da Leitura, de autoria da professora de português, Edna Maria Mendes de Carvalho. Segundo ela, o projeto surgiu em meio a uma necessidade de adaptação ao mundo moderno. “Em meio aos avanços tecnológicos a gente observou que os alunos estão muito presos à tecnologia e eles acabam deixando de lado o hábito da leitura, os livros e o prazer de ler. O projeto surge então como um incentivo aos alunos à prática da leitura, a fim de motivá-los a ler mais, ler diferentes textos e, o mais interessante, ler com prazer. Assim, eles puderam escolher livros, fazer indicações de leitura para familiares e amigos, e consequentemente enriquecer mais seu vocabulário e a própria vivência no ambiente escolar e no meio social.”, explica. Com o 1º lugar, Edna ganhou uma especialização lato sensu na área educacional, um tablet e a oportunidade de ter seu projeto divulgado no site do Sistema Fibra e em outros meios de comunicação.
Em 2º e 3º lugares ficaram os professores Felipe Renier, com o projeto de Robótica, e Fabiana Vieira de Oliveira, com o projeto Vivenciando o Sistema Financeiro. O 2º colocado ganhou um curso de extensão de até 160h na área educacional e um livro. A 3º colocada terá a oportunidade de participar de um congresso de realização nacional na área de educação e ganhou também um livro. A coordenadora técnica da educação básica, Lucrécia Duarte, falou sobre os critérios utilizados na escolha dos prêmios. “Pensamos em algo que promova crescimento pessoal do profissional e que também seja um investimento que traga um retorno positivo à escola e consequentemente aos alunos.”, explicou.
Ao final da cerimônia, a gerente de educação do SESI-DF, Learice Barreto, emocionou o público ao dizer do que a verdadeira educação é feita. “Nós não precisamos de generais ou bedéis para educar nossos alunos. Precisamos de professores motivados que tenham confiança para realizar um bom trabalho.”, finalizou.
A premiação impressionou também a gerente de educação para o trabalhador do SESI Departamento Nacional, Maria Helena Martins. Ela ficou lisonjeada com o convite para anunciar o projeto vencedor e não descartou a possibilidade de expandir o projeto. “Toda iniciativa que dá certo nós temos a intenção de estender a toda Rede. Na primeira edição do prêmio já deu para ver como os professores ficaram animados para apresentar suas ações inovadoras. Acredito que no ano que nós vamos precisar de um espaço maior, porque com certeza teremos muitos mais projetos inscritos.”, ponderou.
Após o anúncio dos ganhadores, o público se divertiu com as músicas e piadas do artista André 14 voltas. Enquanto apreciavam o coquetel, os convidados elogiavam a organização do evento e os professores que não concorreram este ano discutiam possíveis ações que os levarão ao tapete vermelho na próxima edição. O Prêmio “Uma ação que deu resultado” representa um grande marco na história acadêmica, o verdadeiro Oscar da educação.