Sistema Fibra apoia eventos culturais nas comemorações do aniversário de Brasília
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:31
O SESI, SENAI e IEL são entidades que integram o Sistema FIBRA, um dos principais incentivadores das atividades industriais e da qualidade de vida do trabalhador da indústria no Distrito Federal e não poderia ficar de fora das comemorações dos 55 anos de Brasília. O Governo de Brasília contou com o apoio de diversos parceiros para oferecer programações de qualidade sem que, para isso, precisasse estourar o orçamento. O Sistema Fibra abraçou a ideia e foi uma das entidades apoiadoras da iniciativa.
“Quem reclama da falta de eventos culturais não sabe o que é Brasília hoje. Essa é uma festa maravilhosa que está sendo feita pelo esforço de muitos parceiros, artistas, empresas, instituições. É muito bacana que a Fibra esteja com a gente e que essa parceria não acabe. Temos mais quatro anos, no mínimo, para fazer muitas ações conjuntas. A Fibra se comprometeu desde o primeiro momento em apoiar nossa ideia.”, conta o secretário de cultura do DF, Guilherme Reis.
Foram cinco dias de shows culturais, apresentações de dança e também de teatro de rua espalhados por vários cantos da cidade. A cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, em parceria com o projeto Som na Rural, levantou o público presente na Praça Central da República. Lia entoou canções do tradicional maracatu nordestino e não demorou muito para que os brasilienses entrassem no ritmo. Quem observava do alto da rampa do Museu Nacional pode ver a linda imagem de grandes círculos humanos dançando em perfeita harmonia as cantigas de ciranda.
Já, do lado oposto do Eixo Monumental, na Torre de TV, o grupo de teatro Povo da Rua, de Porto Alegre – RS, encenou a peça “Os dez mandamentos da capital” que conta a saga de um bando que, insatisfeito com o modelo de cidade onde os sentimentos e afetos são desprezados, parte em busca da Terra Prometida a fim de construir o lugar de seus sonhos. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre o que é essa desumanização que a cidade nos impõe, o abandono da nossa humanidade, e assim gerar atitudes diferenciadas para conseguir inverter e subverter os comportamentos que nos afastam da nossa condição humana.”, explica o ator Cadu Guerreiro, integrante do grupo.
E a festa não parou por aí, vários grupos de dança se apresentaram na Estação Central do Metrô, no Espaço da Dança. Durante as apresentações, alguns passageiros que circulavam pelo local aproveitaram para interagir com os dançarinos, mostrando suas habilidades artísticas e prestigiando os talentos da nossa cidade.
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, ressalta a importância da participação da iniciativa privada em eventos culturais. “É fundamental o apoio da cidade como um todo, e a FIBRA tem esse sentimento de comparecer e ajudar, fazer uma festa para a população, uma vez que o governo passa por dificuldades financeiras. Está aí, essa alegria imensa.”, finaliza. Mesmo com um orçamento limitado, o aniversário de Brasília está sendo um grande sucesso e o Sistema Fibra se orgulha em fazer parte desse momento tão importante para os brasilienses.