Alunos do SESI Gama participam do programa de intercâmbio Conexão Mundo
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:31
Não é nenhuma novidade a importância de saber pelo menos um segundo idioma nos dias de hoje. As empresas e indústrias buscam por profissionais qualificados e ter apenas o certificado, muitas vezes, não é suficiente o bastante para comprovar conhecimento e fluência em outra língua. É preciso falar. Atentos a essa crescente demanda do mercado de trabalho, o SESI/SENAI, através da CNI, e a empresa americana US-Brazil Connect oferecem aos alunos do ensino médio o programa de intercâmbio Conexão Mundo.
Pela primeira vez, a unidade SESI Gama participa do projeto e conta com um grupo de 36 alunos que passaram por uma prova onde suas habilidades de escrita e de compreensão auditiva do idioma foram avaliadas.
Na primeira, das três etapas do programa, os estudantes fazem cursos com os coaches americanos através do Google Hangout (uma plataforma de mensagens instantâneas e videoconferências), realizam atividades pelo Facebook e também através do Top Notch, um tipo de laboratório online onde os alunos podem praticar o idioma. Na segunda etapa, o coach vem ao Brasil para encontros presenciais de 4 horas por dia, durante um mês. Segundo o coordenador do Conexão Mundo do SESI Gama, Atos Henrique, este é o momento de maior expectativa para todos. “Após cerca de dois meses de contato à distância, há um encontro presencial, o intercâmbio vem até o aluno. É uma etapa bastante marcante na vida dos estudantes e do tutor.”, diz. E finalmente, na terceira etapa, os alunos retomam as atividades realizadas na primeira fase, através das plataformas e da rede social, em preparação à prova final que determinará aqueles que tiveram o melhor rendimento durante todo o programa.
Após o resultado da última avaliação, os 5% melhores alunos da unidade viajarão para os Estados Unidos para viver uma experiência de imersão na cultura americana durante um período de 15 dias. Lá, eles terão a oportunidade de ficar em casas de famílias americanas, de ir à universidade todos os dias e desenvolver diversas atividades. “O programa é muito interessante, porque o aluno volta dos EUA com bastante fluência.”, afirma Atos.
As atividades propostas pelo programa serão desenvolvidas, em sua maioria, através da internet. Os alunos que não tiverem condições de acessar a rede diariamente em casa poderão utilizar os equipamentos da própria escola. “Nós estamos recebendo 28 computadores novos, temos dois laboratórios já equipados, os sistemas estão instalados, a rede wi-fi foi liberada para eles, então nós já fizemos todo um trabalho de infraestrutura para poder recebê-los e dar o suporte adequado.”, revela a diretora do SESI Gama, Susana Assunção.
Cenário de cinema
A fim de estimular a participação dos alunos, a coordenação do programa juntamente com a direção da escola simulou um verdadeiro cenário de cinema baseado na saga do bruxo Harry Potter. Em um salão com corujas, velas flutuantes, mesas fartas e vestimentas a caráter, os 36 alunos do Conexão Mundo foram divididos em três grupos que serão avaliados semanalmente: Grifinória, Lufa-Lufa e Sonserina. “Os pontos de cada casa vão ser de acordo com as notas que eles obtiverem ao longo da semana.”, explica Atos. A seleção para os grupos ficou a cargo de, nada mais, nada menos que o próprio chapéu seletor. Esta iniciativa foi um verdadeiro sucesso entre os alunos. Eles ficaram surpresos e encantados com a riqueza de detalhes e com a iniciativa que torna o aprendizado mais divertido e prazeroso.