Ação Global Nacional no DF registra mais de 29 mil atendimentos
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:31
A Ação Global Nacional, que aconteceu em vários estados brasileiros neste sábado, dia 30, foi um verdadeiro sucesso. Só no Distrito Federal, foram realizados 29.203 atendimentos a 6.500 pessoas. Entre os serviços mais procurados estão o de odontologia, serviços médicos, atestados de saúde para natação, e muitos outros.
Um esforço coletivo do SESI e de alguns parceiros, possibilitou o atendimento de 350 pessoas nos serviços de odontologia. Thaline Pereira, de 23 anos, não perdeu a oportunidade e chegou cedo para uma consulta com o dentista. “Aqui na Estrutural é difícil ser atendido pela rede pública, o atendimento é precário. Hoje saio daqui sem medo e ciente de que devo dar continuidade ao tratamento.”, contou a assistente de suporte.
Na área de emissão de documentos, a carteira de trabalho, o CPF e a carteira de identidade foram os serviços mais requisitados. “Quando precisamos tirar algum documento temos que ir ao Guará ou ao Na Hora mais próximo, que é no Plano Piloto ou na Ceilândia. Poder tirar minhas carteiras de identidade e de trabalho, aqui, hoje, facilitou muito minha vida.”, desabafou o motorista Edson da Silva, morador da Estrutural há 18 anos.
A população teve acesso também à consultoria jurídica e a orientações sobre trabalho e emprego com dicas de empregabilidade. Os trabalhadores da Fábrica Social, projeto que capacita profissionais para atuar no ramo têxtil, demonstraram, ao vivo, o processo de produção de suas peças, enquanto orientavam as pessoas sobre os requisitos necessários para participar deste programa social que possibilita geração de emprego e renda. A secretaria de trabalho disponibilizou também um profissional para falar sobre formação profissional e os cursos ofertados pelo Governo do Distrito Federal.
Na área de consultoria jurídica, a Defensoria Pública da União realizou cerca de 47 atendimentos envolvendo questões de família, do consumidor e de moradia. O primeiro passo em busca da garantia dos direitos aos cidadãos. “Todos esses atendimentos virarão processos de assistência e as pessoas poderão dar continuidade no endereço que indicamos a elas.”, explicou o defensor público federal e chefe da unidade de segunda categoria, Paulo Rogério Cirino de Oliveira.
Crianças, jovens e adultos tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades recreativas e culturais, como a mala do livro, pintura de rosto, apresentações artísticas, balonismo e atividade física ao ar livre. A equipe do Programa Cozinha Brasil ministrou algumas oficinas e deu orientações sobre higiene para manipulação dos alimentos e algumas dicas de receitas e preparações.
Na carreta do SENAI, os moradores foram orientados sobre o consumo consciente de energia, receberam dicas de como fazer uma horta sustentável e puderam participar de uma oficina de instalações elétricas residenciais. Um dos serviços do SENAI mais requisitados foi, sem dúvidas, a oficina de bicicletas. Fabiano Ferreira Silva chegou ao Centro Olímpico às 5h para garantir o conserto da sua. Ele enumerou as peças que precisavam de reparos. “Pedal, freio e a corrente da bicicleta. Fiquei feliz porque tudo aqui é de graça.”, afirmou.
Todos os resultados obtidos na Ação Global foram frutos de uma força-tarefa entre SESI, Rede Globo e as instituições parceiras. Mas, o melhor resultado é mesmo ver nos olhos das pessoas a alegria com a realização do evento na comunidade da Estrutural.