Torneio Interescolar abre nova temporada do Torneio de Robótica FLL

Torneio interescolar da nova temporada do Torneio de RobóticaA Rede SESI de Educação realizou nesta terça-feira, 02 de junho, o Torneio Interescolar de Robótica temporada 2015/2016. O tema deste ano é Trash Trek e o desafio das equipes é desenvolver soluções inovadoras para o tema Como cuidamos do nosso lixo. O presidente do Sistema Fibra, Jamal Bittar, prestigiou o evento e ressaltou a importância de agregar a tecnologia ao dia a dia do aluno. “Dentro da nossa veia de promover educação profissional, quanto mais foco na tecnologia mais eficientes seremos.”, destacou.

Não é muito difícil entrar no espírito do Torneio. Afinal, música e animação são características básicas das competições da FLL. E o SESI-DF quis recriar a mesma atmosfera em sua edição interescolar. “A gente tentou retratar a competição como ela acontece para apresentar aos alunos como funcionam todas as etapas.”, explicou a coordenadora de Robótica do SESI Gama, Elisângela Machado. Na quadra de esportes, alunos fantasiados com adereços coloridos, faziam a coreografia da famosa música da galinha, aquela mesma que embala as edições regionais e nacionais. Mesmo os competidores envolvidos nos rounds, encontraram, entre um treino e outro, tempo para arriscar uns passinhos de dança.

Torcedores no torneio interescolar

As equipes Red Bull Bots, Gods of True, Lego Tállica, Galaxy Robots, Buchmann e King of Crew competiram nas três categorias propostas pela First Lego League (FLL): design do robô, desafio da mesa, projeto de pesquisa e core values. Em meio a tanta diversão, uma nuvem de concentração pairava sobre os integrantes dessas equipes. “Dos alunos que competem hoje, 36 serão selecionados para compor as três equipes oficiais do SESI Gama que disputarão a etapa regional. Não foi uma escolha fácil. Estes alunos passaram por avaliações de professores e psicólogos durante todo o processo de seleção.”, disse Elaine Escola, professora de Educação Tecnológica.

Estudantes do SESI Sobradinho e de quatro escolas públicas participaram do evento como convidados e observadores. A expectativa é de que estas instituições sejam inseridas no processo e formem suas equipes. “É algo muito novo para nossos alunos, então eles estão meio que vivendo um sonho.”, contou Sueli Trajano, diretora escolar da Unidade Integrada SESI/SENAI Sobradinho.

Os visitantes do Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho também ficaram encantados como clima amistoso. “Apesar de ser uma competição, nesse torneio não tem estresse, o aluno relaxa mais e consegue pensar até melhor do que nos campeonatos sérios demais.”, avaliou o estudante João Victor Pinheiro da Cruz. Para o superintendente do SESI-DF, Albano Esteves de Abreu, esta abertura reforçou o papel da instituição como promotora de inclusão social. “Nós ficamos muito felizes em poder patrocinar e transferir esse conhecimento a todos.”, salientou.

O Torneio Interescolar de Robótica é um conjunto de boas práticas. Além dos valores, dos robôs e da diversão, os alunos precisam criar soluções criativas para o problema da destinação do lixo. A equipe King of Crew pensou em um projeto de pesquisa inspirado na realidade da escola e voltado à destinação do lixo orgânico. “Nós queremos transformar o lixo orgânico produzido na escola em adubo natural e assim poder desenvolver uma horta aqui no SESI.”, revelou a estudante do 2o ano do Ensino Médio Articulado – EBEP, Karina Fernandes.Competidores do Torneio Interescolar da nova temporada do Torneio de Robótica

Quem não estava em uma das equipes competidoras não ficou de fora da festa. Os alunos do Ensino Fundamental I montaram protótipos mais simples com peças de Lego e fizeram uma belíssima exposição aos alunos e visitantes. “Como a gente ainda é muito pequeno para fazer um robô, quisemos participar com os objetos que montamos com Lego.”, contou Ludmyla Vieira, aluna do 5o ano.

As equipes vencedoras receberam medalhas e troféus. Além da participação no Torneio Interescolar, os alunos que apresentaram bom desempenho também em responsabilidade, assiduidade, pontualidade e no empenho que eles tiveram ao longo de toda a preparação contarão pontos extras na hora de definir quem integrará uma das três equipes oficiais do SESI Gama, Lego of Olympus, Lego Field e Energy Bots.

Confira o resultado final do Torneio Interescolar de Robótica:
Core Values – Equipe Buchmann
Desafio da Mesa – Equipe King of Crew
Projeto de Pesquisa – Equipe Red Bull Bots

Parabéns aos vencedores!

 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2