Começa a etapa presencial do Programa Conexão Mundo
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2015 19:31
Nesta segunda-feira, dia 29 de junho, alunos das unidades SESI Taguatinga e SESI Gama receberam os mentores americanos da US-Brazil Connect que ficarão em Brasília até o dia 24 de julho para a realização da segunda, e mais esperada, etapa do Programa de Intercâmbio Conexão Mundo. Durante um mês, 106 alunos e onze mentores passarão pelo menos quatro horas por dia praticando Inglês e trocando experiências de vida. Eles serão divididos em grupos e farão trabalhos e projetos em equipe, além de atividades musicais que ajudarão no aprendizado fluente do idioma.
A cerimônia de abertura aconteceu no teatro Yara Amaral, SESI Taguatinga, e contou com a presença de várias autoridades, como o diretor adjunto da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Sérgio Moreira, a presidente da US-Brazil Connect, Mary Gershwin, o gerente executivo de Educação do SESI, Sérgio Gotti, a diretora de operações do SESI Departamento Regional, Renata Raquel Marques, a gerente de Educação do SESI Departamento Regional, Learice Alencar, além dos diretores das unidades SESI Taguatinga, Henrique dos Santos, e SESI Gama, Susana Assunção, e dos coordenadores do Programa, no Distrito Federal e no Brasil. Alguns pais também prestigiaram a cerimônia que marcou oficialmente o início dos trabalhos.
Segundo o diretor adjunto da CNI, Sérgio Moreira, este programa de intercâmbio cultural vai além do ambiente escolar e acompanha os alunos pelo resto de suas vidas. “Esta etapa é como se fosse uma celebração presencial dos dois meses de convivência à distância. É o ápice do Programa que consolida essa conexão contínua e duradoura entre brasileiros e americanos.”, destacou.
A presidente da US-Brazil Connect, Mary Gershwin, não conteve a emoção durante seu discurso ao lembrar que teve a oportunidade de conhecer o Brasil e aprender Português ainda adolescente. “Eu estou muito feliz por estar aqui mais uma vez. Cada vez que eu venho ao Brasil, com o Conexão, lembro que aprendi Português com 17 anos também. Então é a idade excelente para ter uma experiência como esta.”, afirmou.
Para a maioria dos estudantes, o mês de julho é sinônimo de férias e descanso. Mas, para os alunos inscritos no Programa Conexão Mundo da Rede SESI de Educação será um mês de muito aprendizado e, por que não, de ensino também. Afinal, eles terão a oportunidade de mostrar um pedacinho do Brasil a seus mentores. O aluno Thiago Lourenço não perdeu tempo e já planeja um tour com seu mentor. “Nosso coach gosta muito de skate, então alguns lugares legais para levar ele aqui em Brasília seriam a Ermida Dom Bosco e o Eixão que é fechado aos domingos. Claro, se der tempo.”, contou.
A empolgação tomou conta do teatro. Os alunos apresentaram performances musicais, vídeos de boas-vindas aos coaches e fotos dos grupos que participaram de outras edições do Programa. O clima era mágico. Para os estudantes, a realização de um sonho. “A teoria é muito diferente da prática. Esse intercâmbio vem justamente para a gente poder aplicar na prática o que a gente aprendeu. Profissionalmente, muitas empresas exigem o conhecimento de outro idioma e agregar isso ao nosso currículo é muito bom.”, avaliou Bruno Alves, aluno da 3a série do EBEP do SESI Gama.
O professor Atos Henrique, coordenador do Conexão Mundo na unidade SESI Gama, explicou que o sentimento de euforia é comum nesta etapa do Programa, porque, até então, o contato com os coaches acontecia apenas através da internet. “É só na segunda fase que cai a ficha do aluno e ele tem ideia do que é Conexão Mundo de verdade.”, explicou.
Os encontros da segunda etapa do Programa Conexão Mundo acontecem na unidade SESI de Taguatinga. Após a etapa presencial, os alunos retomam as atividades à distância durante cerca de dois meses. Na última fase haverá uma avaliação geral e os melhores colocados terão a chance de viajar para os Estados Unidos e viver uma experiência de vida inesquecível.