Viravida forma profissionais e surpreende o mercado de trabalho

ViravidaO Programa ViraVida acolhe jovens em contexto de extrema vulnerabilidade social que buscam seu espaço na sociedade. Desde o primeiro momento, os alunos são preparados para atuar como cidadãos, protagonistas, pessoas conscientes do que têm que superar para conquistar o seu lugar. “Aqui, o aluno é envolvido desde o princípio como corresponsável no desenvolvimento, inserção e manutenção das suas conquistas em relação à vida e ao trabalho.”, afirma a coordenadora do projeto no Distrito Federal, Maria Aparecida Lima.

Quando o assunto é empregabilidade, são inúmeros os desafios a serem superados. Por isso, o Viravida desenvolve nos alunos as competências necessárias para se tornarem profissionais qualificados, identifica vagas compatíveis com o perfil desses estudantes e dá suporte em sua inserção e permanência no mercado.

Desde 2012, o Programa Viravida conta com parcerias essenciais para o desenvolvimento dos jovens profissionais no mundo corporativo, como o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, os Correios, a Call Tecnologia, o SESI/DR-DF, o GDF, através do Programa Jovem Candango e a Defensoria Pública do Distrito Federal. Estas parcerias auxiliam na formação desses estudantes e garantem oportunidades de ressocialização através do trabalho.

Contudo, é pelo aspecto comportamental que o perfil dos alunos do Programa Viravida tem chamado a atenção de grandes empresas locais e nacionais. “Nossos jovens são desejosos por mudanças, são resilientes, críticos, criativos, imaginativos, são instigadores, desafiadores, são únicos, inquietos, insatisfeitos, com muito potencial e topam desafios. Este é o perfil do jovem quando nós o devolvemos à sociedade.”, ressalta Maria Aparecida.

As características descritas são muito semelhantes aos requisitos exigidos pelas empresas em seus processos seletivos. Segundo o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi no Distrito Federal, Cláudio Tavares, as empresas têm buscado nos jovens profissionais perfis de liderança, inovação e empreendedorismo. “Hoje é importante ter conhecimentos em informática, saber alguma língua estrangeira, fazer cursos complementares. Porém, as empresas demandam por profissionais com iniciativa, que contribuam para o crescimento da organização, tragam melhorias e novas ideias. O jovem não tem vícios de mercado e com certeza pode ser bem sucedido se tiver este perfil.”, avalia.

Atualmente o Programa Viravida conta com cerca de cem adolescentes e jovens em processo formativo e está em busca de empresas parceiras que possam contratar e acolher seus egressos. Pessoas que anseiam por uma chance de mostrar seu potencial e assim poder superar desafios e desempenhar um excelente trabalho.

 

ASCOM
Assessoria de Comunicação SESI / SENAI
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 3362-6008 / 3362-6178

 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2