Equipes do Sesi-DF participam de Torneio Regional de Robótica

sesi gama robotica lego field 001As equipes Lego Field, Lego of Olympus e Energybots participam da fase regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), que acontece em 11 cidades brasileiras, até fevereiro de 2016. Nessa etapa, serão escolhidas as equipes que disputarão o Torneio Nacional. entre os dias 18 e 20 de março do ano que vem. “Nossas equipes estão muito confiantes, porque elas acreditam que os projetos desenvolvidos podem, de alguma maneira, fazer a diferença no mundo”, afirma a coordenadora pedagógica do Sesi Gama, Elisângela Machado.

O primeiro time a competir no regional será Lego Field, grupo formado por estudantes com idades entre 15 e 16 anos, alunos do ensino médio articulado. Diferente das edições anteriores, neste ano a equipe compete na região Sudeste, em Vitória (ES), nos dias 20 e 21 de novembro. Já as equipes Lego of Olympus e Energybots, compostas por alunos na faixa etária entre 11 e 14 anos, disputarão o regional Centro-Oeste, em Goiânia (GO), nos dias 27 e 28 de novembro.

sesi gama robotica lego of olympus 001

Todos os anos, o Torneio de Robótica FLL traz como tema um problema do mundo real para que as equipes desenvolvam soluções inovadoras e compartilhem suas ideias. A temporada 2015/2016 – Trash Trek – desafia os participantes a criarem mecanismos que reduzam a produção de lixo ou que melhorem a maneira de lidar com os resíduos produzidos. As equipes do DF desenvolveram projetos audaciosos, que envolvem uma nova destinação para o lixo orgânico e o reaproveitamento de resíduos produzidos pela indústria.

A ideia da equipe Lego Field é criar um Biodigestor Anaeróbio que transforme lixo orgânico em energia para o Distrito Federal e que traga retorno financeiro aplicável a outras áreas da sociedade. Os integrantes da Lego of Olympus desenvolveram um produto proveniente de resíduos sólidos da construção civil, triturados e transformados em blocos de concreto, e que podem ser reutilizados como recurso de acabamento em uma obra, por exemplo. A Energybots, por sua vez, uniu pó de madeira, resíduo da indústria moveleira, e garrafas pet trituradas para criar um material totalmente reciclável, uma manta térmica que pode ser utilizada, principalmente, como forro para residências.

Além dos projetos de pesquisa, os alunos trabalharam na construção dos robôs que precisam executar tarefas em uma prova cheia de desafios. “Na mesa onde os rounds acontecem, o robô terá que realizar provas relacionadas ao tema da temporada que é Trash Trek e nós programamos cada detalhe”, explica o integrante da equipe Lego Field, Gabriel de Jesus. Para cumprir todos os requisitos e ter uma performance cada vez melhor na competição, os estudantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar que atua nos campos pedagógico, psicológico e técnico de cada participante.sesi gama robotica energybots 001

Este ano, a Robótica atraiu vários parceiros para o projeto. Além do suporte da diretoria da unidade e da diretoria escolar, os times contaram, também, com o apoio da Gerência de Educação do Sesi-DF, da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), do Senai-DF e dos Núcleos de Engenharia e Matemática da Universidade de Brasília (UnB). O deputado distrital, Lira (PHS), patrocinou a impressão em 3D do projeto do Biodigestor Aeróbio, da equipe Lego Field. O parlamentar ficou entusiasmado com o projeto e manifestou interesse em torná-lo realidade no Distrito Federal.

ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
Fotos: Cristiano Costa

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2