Equipes competem no Torneio Regional de Robótica em Goiânia
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 27 Novembro 2015 20:54
As equipes de Robótica Lego of Olympus e Energybots, formadas por alunos do ensino fundamental do Centro de Ensino Sesi do Gama, disputarão nos dias 27 e 28 de novembro, a Etapa Regional Centro-Oeste do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), na cidade de Goiânia (GO). Nessa fase, os representantes do Distrito Federal competirão com outros 40 times em busca de uma vaga na Etapa Nacional. Esse será o segundo de 11 Torneios Regionais previstos para acontecer até fevereiro de 2016. A estimativa é que pelo menos 77 equipes sejam classificadas para o nacional, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de março do próximo ano, em Brasília.
A temporada 2015/2016 – Trash Trek desafia os participantes a criar mecanismos que reduzam a produção de lixo ou melhorem a maneira de lidar com os resíduos, a fim de contribuir para a redução dos impactos ambientais. E assim como nos anos anteriores, o Torneio de Robótica FLL traz como tema um problema do mundo real para que as equipes desenvolvam soluções inovadoras e compartilhem suas ideias.
A partir dessa proposta, as equipes Lego of Olympus e Energybots desenvolveram projetos que envolvem o reaproveitamento de resíduos provenientes do setor industrial, neste caso, da Construção Civil e da indústria moveleira. A ideia da equipe Lego of Olympus consiste em transformar resíduos sólidos de alvenaria em blocos de vedação encaixáveis, que podem ser utilizados em diversos tipos de construção, exceto na parte estrutural, em vigas ou pilares. Este material está em análise no Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil, referência em ensaios técnicos e consultorias no Distrito Federal e Entorno. Para a Etapa Regional, a equipe levará corpos-de-prova, amostras do produto final do projeto para demonstração ao público. “Com essa iniciativa buscamos uma alternativa para a redução do entulho produzido no setor da Construção Civil. É possível, ainda, evitar a demolição de obras, uma vez que são materiais que podem ser reaproveitados”, afirma a técnica, Mayra Rezende Simon.
A equipe Energybots desenvolveu uma “Ecomanta”, espécie de manta térmica feita a partir de pó e serragem de madeira, plástico de garrafa pet e embalagem tetra pak triturados. Este produto dará uma destinação para os resíduos produzidos pela indústria de madeira e mobiliário, geralmente descartados sem nenhuma utilidade. “A 'Ecomanta' é totalmente reciclável e pode ser aplicada como forro em residências, por exemplo”, explica o técnico da equipe, Roger Diego Aragão. A fim de compartilhar sua ideia com as outras equipes, no regional, o time criou um protótipo do projeto. A eficiência do material será avaliada e validada pelo Senai-DF, um dos parceiros da Robótica do Sesi Gama.
O Torneio de Robótica é composto por quatro categorias que devem ser observadas, à risca, pelos participantes. Os melhores times serão classificados para a disputa a nível nacional. Para isso, as equipes precisam cumprir alguns requisitos dentro da competição. São avaliados o design do robô e o desempenho dele no desafio da mesa, que consiste em uma série de missões a serem executadas em tempo determinado. Tem também o projeto de pesquisa e o Core Values, critério que contempla a inspiração, o trabalho em equipe e o gracious professionalism.
Nos últimos meses, os grupos têm dedicado grande parte do tempo no desenvolvimento dos projetos de pesquisa e na preparação dos robôs. Os participantes contam, ainda, com apoio pedagógico, psicológico e técnico para aperfeiçoar suas habilidades e para que possam defender de maneira consistente a solução inovadora que criaram, sem deixar de lado a diversão e os valores que norteiam os torneios da FLL.
Retrospectiva
Esta será a terceira participação da equipe Lego of Olympus e a segunda experiência da Energybots em um Torneio Regional. Criada em 2013, a equipe dos pequenos deuses do Olimpo sempre se destacou na competição. No mesmo ano, o grupo ficou em 1o lugar no Regional da temporada Fúrias da Natureza e garantiu sua primeira participação na etapa nacional, quando conquistou a 52ª posição. Na temporada seguinte, World Class, ficou em 3o lugar no regional e alcançou o 16o lugar entre 60 equipes de todo o país. Na edição 2015, a equipe conta com oito integrantes na faixa etária entre 11 e 14 anos, duas técnicas e um mentor, cedido pela Universidade de Brasília (UnB). Segundo a técnica do time, Mayra Rezende Simon, a preparação contínua e o projeto inovador são fatores decisivos para resultado positivo no torneio.
A Energybots foi criada em 2014 e conta com um time de 11 competidores, com idades de 11 a 14 anos, dois técnicos e um mentor, também cedido pela Universidade de Brasília (UnB). Em sua primeira participação no Torneio Regional de Robótica, receberam o prêmio de inovação e criatividade, mas não foram classificados para a Etapa Nacional. Neste ano, o grupo está confiante no resultado positivo de sua participação no torneio, fruto de meses de dedicação, preparação e muito trabalho. “A equipe demonstrou muita resiliência ao superar algumas dificuldades nessa temporada. Os meninos estão mais maduros e focados”, analisou a técnica suplente do time, Elaine Escola.
Informações
Torneio Regional de Robótica Centro-Oeste
Dias 27 e 28 de novembro
Local: Escola SESI Vila Canaã – Rua Prof. Lázaro costa, 236 – Vila Canaã – Goiânia (GO)
ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
Foto: Cristiano Costa