Conheça a história da equipe Energybots

sesi df robotica perfil energybots perfil siteA equipe Energybots foi criada em 2014 e em sua primeira participação no Torneio Regional de Robótica, recebeu o prêmio de inovação e criatividade, mas não foi classificada para a Etapa Nacional. A origem do nome do grupo veio da junção da palavra ENERGY, que remete aos conceitos de ação, atividade, carga, eficácia, esforço, força, intensidade e vigor, ao termo BOTS, que significa robô. 

Na temporada 2015/2016 – Trash Trek, o grupo formado por 11 competidores, com idades entre 11 e 14 anos, dois técnicos e um mentor cedido pela Universidade de Brasília (UnB), está confiante com seu projeto de pesquisa e com seu robô, frutos de meses de dedicação, preparação e muito trabalho. “A equipe demonstrou muita resiliência ao superar algumas dificuldades nessa temporada. Os meninos estão mais maduros e focados”, analisou a técnica suplente do time, Elaine Escola.

Projeto de Pesquisa
Neste ano, a temporada Trash Trek desafia os participantes a criar mecanismos que reduzam a produção de lixo ou melhorem a maneira de lidar com os resíduos, a fim de contribuir para a redução dos impactos ambientais. E assim como nos anos anteriores, o Torneio de Robótica FLL traz como tema um problema do mundo real para que as equipes desenvolvam soluções inovadoras e compartilhem suas ideias.

A partir da proposta dessa edição do torneio, a equipe desenvolveu uma “Ecomanta”, espécie de manta termoacústica feita a partir de pó e serragem de madeira, plástico de garrafa pet e embalagem tetra pak triturada. Este produto dará uma destinação para os resíduos produzidos pela indústria de madeira e mobiliário, geralmente descartados sem nenhuma utilidade. “A 'Ecomanta' é totalmente reciclável e pode ser aplicada como forro em residências, por exemplo”, explica o técnico da equipe, Roger Diego Aragão.

A fim de compartilhar sua ideia com as outras equipes, o time criou um protótipo do projeto e instalou em uma maquete para simular a aplicação da ideia em uma casa. A eficiência do material será avaliada e validada pelo Senai-DF, um dos parceiros da Robótica do Sesi Gama.

Perfil dos Competidores

sesi df robotica gama energybots ana beatrizAna Beatriz da Silva Gonçalves de Araújo
8º ano do Ensino Fundamental
Bia entrou na Robótica porque viu a oportunidade de fazer algo diferente, de viver uma nova experiência. Segundo a aluna de 13 anos, a emoção que envolve o torneio é a característica mais marcante da competição. A futura veterinária acredita, ainda, que o desenvolvimento do projeto de pesquisa possibilita inúmeros aprendizados que podem ser úteis na faculdade, entre eles a aplicação das normas da ABNT, por exemplo.
“A Robótica me ajudou a ser uma pessoa mais organizada e eu aprendi a trabalhar em equipe.”

sesi df robotica gama energybots catharinaCatharina Farias Lima
9º ano do Ensino Fundamental
Cat, como é conhecida entre os amigos, adora assistir séries de super heróis, ler, escrever e dedicar um tempo para aprender computação gráfica. Aos 14 anos, a estudante sempre quis fazer parte do projeto de Robótica, porque gosta de brincar com Lego, pesquisar sobre diversos temas e achar a solução para o problema proposto na temporada. Catharina quer ser bióloga marinha ou dubladora, quem sabe engenheira. Enquanto ela não decide o que quer ser, Cat tem apenas um desejo: passar para a Etapa Nacional do Torneio.
“O que mais gosto na competição é a interação entre as equipes de todo o Brasil, poder conhecer novas pessoas, sotaques diferentes, gosto também das brincadeiras e de ampliar meus conhecimentos.”

sesi df robotica gama energybots daniel rochaDaniel Rocha Gonzaga Porto
7º ano do Ensino Fundamental
O jovem de 12 anos, também conhecido como “Danicrew”, adora jogar videogame e assistir filmes de ficção científica nas horas vagas. Daniel lembra, com orgulho, da participação da Energybots na temporada anterior, quando o time ganhou o prêmio de estratégia e inovação. Nesta edição, o aluno está confiante no bom desempenho da equipe. Na competição, gosta muito da parte de programação do robô e do desafio da mesa. Para o futuro, sonha ser engenheiro aeroespacial ou robótico.
“O nosso projeto é muito útil em dias de temperaturas extremas, porque pode ajudar a melhorar a sensação térmica do ambiente.”

sesi df robotica gama energybots giovannaGiovanna Ferreira da Silva
7º ano do Ensino Fundamental
Essa não é a primeira vez que a estudante de 12 anos participa de um Torneio de Robótica da FLL. Giovanna acredita que sua experiência anterior, na competição, contribuiu para sua preparação emocional, técnica e integrou, ainda mais, a equipe. Apaixonada pela arte de cozinhar, “Xofana”, como é chamada pelos amigos, faz sobremesas deliciosas em seu tempo livre. Ao falar sobre a profissão dos sonhos, Giovanna fica dividida entre engenharia e gastronomia, mas não tem pressa em decidir.
“Eu fico impressionada com o fato de ter apenas 12 anos e poder ajudar o mundo de alguma forma. Eu poderia fazer qualquer outra coisa com essa idade, mas escolhi construir meu futuro a partir de agora.”

sesi df robotica gama energybots henrique holingerHenrique Holinger Medeiros de Souza
8º ano do Ensino Fundamental
Quando não está envolvido nas atividades de Robótica, Henrique adora bater um papo com os amigos, jogar baralho e videogame. Inicialmente, o estudante participou da seleção interna da Robótica por curiosidade, hoje Holinger enxerga que os benefícios da Robótica vão além dos limites da competição. Para ele, as amizades que fez ao longo do processo são tão valiosas quanto o conhecimento que ele adquiriu. O pequeno “Flash” quer ser animador ou engenheiro de software.
“Nosso projeto, a Ecomanta, é feito de um material novo, de baixo custo, que vai ajudar muita gente.”

sesi df robotica gama energybots joao victorJoão Victor Barbosa de Araújo
7º ano do Ensino Fundamental
João Victor tem 13 anos e curte o tempo livre com a família e com os amigos. Quando sobra algumas horinhas, o estudante também gosta de jogar videogame. João encontrou na Robótica uma maneira de melhorar algumas habilidades e ajudar os colegas. O aluno já quis ser fusileiro naval, mas hoje pensa em trabalhar com programação e construção. Ele atribui à Robótica, a mudança de planos.
“Acredito que tudo o que vier, a partir de agora, será bem desafiador, mas nós estamos preparados.”

sesi df robotica gama energybots julianyJuliany Morais dos Santos Batista
9º ano do Ensino Fundamental
A Ju tem pouco tempo livre, mas é apaixonada por dança, principalmente por dança coreana. Fã de Lego, a estudante de 13 anos, se dedicou muito para entrar no projeto de Robótica. Apesar do conhecimento raso em programação, Juliany não descarta a possibilidade de estudar ciência da computação na faculdade, mas cogita, também, ingressar no curso de medicina ou de astronomia.
“A minha parte favorita do torneio é o projeto de pesquisa. Em cada dia de preparação aumenta a expectativa de apresentar a nossa ideia para o público e para os juízes.”

sesi df robotica gama energybots lucas sampaioLucas Alves Sampaio
8º ano do Ensino Fundamental
Apesar da pouca idade, Lucas traz na bagagem a experiência do Torneio Nacional e ajuda os colegas com algumas dicas e conhecimentos adquiridos ao longo da temporada passada. Em seu tempo livre, o jovem de 13 anos faz curso de Inglês e gosta de jogar videogame. Na faculdade, o estudante pretende cursar engenharia de hardware ou de software. Os colegas o chamam, carinhosamente, de “Chewbacca”, em referência a um personagem do filme Star Wars.
“Aqui todo mundo aprende com todo mundo. É um verdadeiro intercâmbio de conhecimento.”

sesi df robotica gama energybots marcus okuboMarcus Vinícius Okubo
6º ano do Ensino Fundamental
Okubo, como é conhecido entre os colegas, tem a dança nas veias e adora jogar games eletrônicos. Na Robótica, o estudante se identifica com o desenvolvimento do projeto de pesquisa e não vê a hora de interagir com as outras equipes no torneio. Aos 12 anos, Marcus pensa em seguir carreira na dança ou na biologia.
“Eu acho muito divertido trabalhar em equipe. Com a ajuda dos meus amigos da Robótica perdi um pouco da minha timidez.”

sesi df robotica gama energybots thalles yucatanThalles Yucatán Lemos de Brito
8º ano do Ensino Fundamental
Thalles ou Tylb's é muito querido entre os colegas da Robótica. Para entrar na equipe como integrante, ele precisou se esforçar para tirar notas boas e ter bom comportamento. Na temporada anterior, Thalles foi membro suplente das equipes Lego Field e Lego of Olympus, quando adquiriu experiência e bastante conhecimento. Ter um pit da Energybots no torneio, para ele, foi uma grande conquista. Nas horas vagas, Tylb's gosta de brincar com cubo mágico, jogar bola, mexer no computador e jogar truco. Aos 14 anos, Thalles já pensa no futuro, quer ser engenheiro mecânico.
“Meu incentivo para tirar ser aluno destaque na escola e tirar boas notas é ganhar peças de Lego do meu pai”

sesi df robotica gama energybots victorVictor Rafael Portela do Nascimento
7º ano do Ensino Fundamental
O estudante de 12 anos tem um gosto bem eclético nas atividades que faz além da Robótica. Ele gosta de jogar queimada, assistir televisão e brincar com os amigos. Vivi, como é chamado pelos colegas, viu na Robótica uma oportunidade para o futuro. Ele quer ser engenheiro mecatrônico. Victor aprendeu a ser mais responsável, melhorou as notas e ficou mais dedicado nos projetos da escola. No torneio da FLL, o aluno gosta muito de conhecer os competidores de outras regiões, trocar ideias e experiências.
“Eu descobri que a Robótica traria muitos benefícios para minha carreira por meio da programação e do projeto de pesquisa.”

Técnicos
sesi df robotica gama energybots roger diegoRoger Diego Aragão
Professor de Matemática

 

 

 

 

sesi df robotica gama energybots elaine escolaElaine Pereira Escola
Professora de Educação Tecnológica

 

 

 


ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
Fotos: Cristiano Costa 

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2