Contagem regressiva para a Etapa Nacional de Robótica

sesi df robotica contagem regressiva 001A menos de um mês para o Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL), as equipes do Sesi-DF, Lego Field e Lego of Olympus, acertam os últimos detalhes para o grande dia. Neste ano, a etapa nacional acontecerá no Distrito Federal, nas dependências do Sesi Taguatinga, entre os dias 18 e 20 de março. Para o desafio dessa temporada, Trash Trek, os estudantes desenvolveram projetos voltados para o reaproveitamento do lixo orgânico e dos resíduos sólidos da Construção Civil. Os times são compostos por integrantes com idades entre 11 e 16 anos.

Durante cerca de oito meses, os estudantes dedicaram grande parte de seu tempo em preparação para esta etapa. Além das aulas regulares do ensino básico, os alunos contaram como acompanhamento psicológico, aulas de oratória, atividades teatrais e de artes circenses, bem como instruções de programação e noções de metodologia de pesquisa. Todos os trabalhos acontecem sob a organização da Gerência de Educação do Sesi-DF, a coordenação pedagógica de Elisângela Machado e a orientação dos técnicos, Atos Henrique, Mayra Simon, Elaine Escola, Célia Leitão, Roger Diego e Paulo Fillipe (UnB).

Para essa temporada, a equipe Lego Field, formada por alunos do Ensino Médio Articulado (EBEP), desenvolveu o projeto de um Biodigestor Anaeróbio capaz de transformar lixo orgânico em energia. Eles prometem mudar a maneira como o lixo é descartado no Distrito Federal. “O atual modelo de descarte de lixo no DF é arcaico, perigoso e não traz nenhum tipo de benefício para a sociedade. Com o Biodigestor, podemos ser referência em reaproveitamento de resíduos orgânicos”, afirma o técnico da equipe, Atos Henrique Reis. Esta ideia inovadora aliada ao cumprimento dos demais critérios estabelecidos pela FLL garantiram ao time o primeiro lugar no Torneio Regional - Etapa Sudeste.

A Lego of Olympus, por sua vez, desenvolveu um projeto voltado para o setor da Construção Civil, o “Ecological Brick”. Trata-se de um bloco de concreto encaixável feito a partir de resíduos sólidos produzidos pelas obras de alvenaria. A ideia inovadora pretende reduzir a quantidade de entulhos descartados no meio ambiente. “O material pode ser utilizado em construções diversas, exceto na parte estrutural, e não precisa ser demolido, apenas desmontado e reaproveitado”, explica a técnica da equipe Mayra Simon. Na competição regional, a equipe Lego of Olympus ganhou o prêmio de melhor programação do robô, ficou em sexto lugar na classificação geral, garantindo sua vaga para o nacional.sesi df robotica contagem regressiva 002

A Etapa Nacional de Robótica será aberta ao público e contará com a participação de cerca de 70 equipes de todo o Brasil. O evento será uma ótima oportunidade aos empresários e à comunidade brasilense de prestigiar os talentos dessas crianças e jovens, futuros profissionais das áreas de ciências e tecnologia, comprometidos com o crescimento e com o aumento da produtividade industrial do país.

Temporada 2015/2016
Assim como nos anos anteriores, o Torneio de Robótica FLL traz como tema um problema do mundo real para que as equipes desenvolvam soluções inovadoras e compartilhem suas ideias. O desafio da edição 2015/2016 – Trash Trek, propõe a criação de soluções inovadoras para o problema do lixo. Dessa forma, os participantes precisam desenvolver mecanismos que reduzam a produção de lixo ou melhorem a maneira de lidar com os resíduos, a fim de contribuir para a redução dos impactos ambientais.

ASCOM
Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178
Fotos: Cristiano Costa

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2