Definidas as equipes que representarão o Brasil em Torneios Internacionais de Robótica

sesi robotica resultado nacional

O anúncio das equipes vencedoras da grande final do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) aconteceu no último domingo (20/03), no ginásio do Sesi Taguatinga. Dos 77 times participantes, 15 foram classificados para os torneios internacionais que serão realizados nos Estados Unidos, na Austrália, Espanha e Filipinas. A equipe Lego Field, representante do Distrito Federal, está entre os times suplentes que poderão participar da etapa internacional, em caso de impossibilidade de alguma das equipes classificadas.

Os melhores times da competição são de escolas públicas e particulares de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e Alagoas. As três primeiras colocadas são de escolas Sesi de São Paulo: a Red Rabbit, de Americana, seguida pela Jedi's, de Jundiaí, e pela Mega Snakes, de Boituva. O time Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva, do Paraná, é a equipe de escola pública que garante, também, uma vaga para a próxima etapa do torneio. Os grupos escolhem para qual festival internacional querem ir de acordo com a classificação nesta etapa nacional.

O estudante da Red Rabbit Luiz Felipe Nascimento, 15 anos, diz que essa foi uma conquista muito especial para todos do grupo. Afinal, é a primeira vez que o time consegue uma vaga para um torneio internacional. “Eu nem sei como descrever o que eu estou sentindo. Nós batalhamos o ano inteiro por isso e agora foi a consagração. O essencial para esse resultado foi um acreditar no outro”, conta emocionado.

Para o diretor de operações do Departamento Nacional do Sesi, Marcos Tadeu de Siqueira, o nível do torneio foi altíssimo e a postura dos jovens competidores em relação aos problemas causados pelo lixo elevam a esperança de dias melhores. “Vocês representam o futuro do Brasil. Vendo como vocês se comportam, nós temos a certeza de que sua geração viverá em um país muito melhor do que este em que estamos vivendo agora”, afirma.

A TEMPORADA - A etapa regional da competição, que nesta temporada teve como tema Trash Trek (caminhos do lixo), foi realizada em nove estados, com mais de 4 mil competidores de 500 escolas. Apenas 77 equipes garantiram vaga na fase nacional, em Brasília. Durante o maior torneio de robótica do Brasil, os 700 estudantes de 9 a 16 anos mostraram, na teoria, com projetos de pesquisa, e na prática, com robôs de LEGO, as propostas para lidar com o lixo. Os robôs autônomos cumpriram missões na mesa de competição como, por exemplo, levar determinado tipo de lixo para um aterro.

Além do projeto de pesquisa e do desafio do robô, as equipes foram avaliadas em mais duas categorias: design de robô, em que os alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs e core Values, na qual o que conta é o trabalho em equipe, o respeito e a integração.

Na cerimônia de premiação, os organizadores também anunciaram o tema da próxima temporada do torneio, realizado mundialmente: Animal Allies (Animais Aliados), em que os estudantes vão explorar a relação entre pessoas e animais. 

Com informações do Portal da Indústria

Elza Nunes
ASCOM - Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2