Projeto pedagógico estimula o aprendizado de Física
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 15 Abril 2016 12:57
A fim de expandir a percepção dos estudantes de ensino médio para contextos que envolvem a disciplina de Física e que vão além da sala de aula, o Sesi Taguatinga desenvolve o projeto Triplifísica. A ideia, que teve início em março deste ano, foi proposta pelo professor da disciplina, Omar Esper. Ela aborda temas relevantes de diversas áreas da Física, por meio de palestras, com o intuito de motivar o estudo e o aprofundamento dessa disciplina. Durante os encontros, os estudantes são informados sobre as recentes descobertas da área e são incentivados a buscar mais conhecimentos com a ajuda de professores.
Segundo Omar Esper, nas palestras do projeto Triplifísica, os estudantes passam a enxergar uma realidade diferente daquela originada no pensamento de que estudar e entender Física não é uma tarefa muito fácil. “Costumo ouvir bastante: 'Física não é de Deus não, professor!', mas a partir do contato dos alunos com professores, mestres e doutores, eles passam a perceber que apesar de trabalhoso, pode ser muito legal”, explica o docente.
Os palestrantes, geralmente, são doutores em suas áreas de conhecimento. Muitos deles são pesquisadores e acadêmicos que ministram aulas em universidades. Contudo, ao falar com um público mais jovem, eles apresentam um discurso diferenciado, adaptado a uma linguagem própria para o ensino médio. A palestra inaugural do projeto foi realizada pelo professor e doutor, Daniel Vieira Lopes, com o tema “O Vísivel e o Invisível do Universo”.
Para o idealizador da iniciativa, Omar Esper, a proximidade com a Física permite aos alunos o contato com diversas áreas do conhecimento, uma vez que trata-se de uma disciplina multidisciplinar. “Ela permeia a História na Revolução Industrial; a Geografia nos estudos geológicos, cartográficos, dos fusos horários e do clima; a Matemática em suas aplicações; e a Sociologia no estudo das modificações sociais desencadeadas pelas tecnologias produzidas na sociedade moderna”, destaca o professor.
As palestras são trimestrais e acontecem de acordo com a previsão do calendário escolar do Sesi Taguatinga. A próxima delas está prevista para o mês de junho, com data a definir.
Elza Nunes
ASCOM - Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra