Senai-DF e Sindiveste-DF apoiam finalista do Desafio Sou de Algodão
- Detalhes
- Criado: Quinta, 12 Setembro 2024 12:27
O Distrito Federal terá uma representante na final da terceira edição do Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. A iniciativa, da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), tem como objetivo divulgar a matéria-prima por meio da descoberta de profissionais da área de moda.
Júlia Theophilo Dias de Lima, de 23 anos, é estudante do sexto e último semestre do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal de Brasília (IFB). Ela se inscreveu no concurso em abril, quando submeteu à comissão julgadora fotos da primeira peça e o conceito da coleção. Para tirar as criações do papel, conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF). Atualmente, a estudante executa as peças que faltam para completar a coleção, que apresentará na etapa final do desafio — um desfile durante a 55ª edição do evento Casa de Criadores, no fim do ano, em São Paulo.
“Eu não estaria na final sem o Senai e sem o Sindiveste”, afirma Júlia. “Quem está começando às vezes não tem infraestrutura e dinheiro para fazer uma peça — mesmo que seja só uma, fica pesado. Então essa parceria tem sido muito importante, é realmente do que a gente precisa como incentivo”, diz a estudante.
Execução e concepção das peças
Além de Júlia Theophilo, cinco inscritos no concurso tiveram o apoio do Senai-DF e do Sindiveste-DF para a execução da peça necessária para a inscrição. Pelo regulamento da competição, as peças idealizadas devem ter no mínimo 70% de algodão na composição têxtil.
O sindicato custeou insumos e o Senai-DF apoiou os participantes do desafio com infraestrutura, equipe técnica, mentoria e sessão de fotos. “Entendemos que esse concurso, de nível nacional, seja muito importante para dar visibilidade a alunos aqui do Distrito Federal. Nossa intenção é fazer a ponte entre a academia, o sindicato e as empresas”, explica a presidente do Sindiveste-DF, Walquiria Aires.
A finalista Júlia Theophilo segue com acompanhamento do Senai-DF em consultorias para a produção dos modelos que serão apresentados no desfile. “Estamos desenvolvendo com a Júlia todas as etapas dos produtos com acompanhamento técnico. A gente discute como vai ser o acabamento, a melhor estrutura para o desenvolvimento do produto, a modelagem e como a peça vai se comportar no corpo de um modelo na passarela, por exemplo, além de a orientarmos em relação à escolha de materiais têxteis”, explica a consultora de Iniciativas Nacionais do Senai-DF na área do Vestuário, Samanta Farias.
A coleção pensada por Júlia é baseada na própria história. “Desde os 12 anos eu tenho escoliose. Fiz cirurgia e tratamento. Na hora de fazer a minha coleção, eu precisava de algo único”, conta, ao detalhar que buscou criar peças que não tentassem esconder as assimetrias da curvatura da coluna vertebral.
“O colete [utilizado no tratamento] é muito grande, muito marcado, e eu, com 13, 14 anos, tinha muita vergonha de usá-lo na escola. Então eu colocava um casaco enorme, tentando me esconder, porque eu não queria ser a menina com um colete estranho”, relembra. “Minha coleção é uma história, basicamente: conta do início, da descoberta, do uso do colete, da cirurgia e do pós-cirurgia e foca toda a estética visual, já que a escoliose acaba sendo algo que você consegue ver muito.”
![]() |
![]() |
![]() |
Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores
Esta edição, a terceira do concurso, recebeu 960 inscrições de trabalhos individuais ou em duplas, de mais de 1.130 estudantes de Moda e Design de 116 instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil.
A análise dos trabalhos foi dividida em três etapas. Entre os inscritos, foram selecionados os semifinalistas e, desse grupo, saíram dois candidatos por região brasileira, totalizando dez finalistas. Após o desfile na Casa de Criadores, serão premiados três trabalhos e o orientador do vencedor classificado em primeiro lugar.
Serviços do Senai-DF
Além de cursos de qualificação e aperfeiçoamento na área do Vestuário, o Senai-DF oferta serviços voltados para a tecnologia nesse ramo. Pessoas físicas e jurídicas podem contar com o apoio de técnicos da instituição para:
- desenvolvimento de coleção
- desenvolvimento de manual técnico de uniformes
- digitalização de modelagem
- ficha técnica
- graduação de modelagem
- impressão/plotagem de modelagem
- modelagem computadorizada a partir de modelo ou peça fornecida pelo cliente
- pilotagem de peças
- plano de corte
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, em dias úteis, das 7h30 às 18h30.