Renova-DF chega à marca de 25 mil formados
- Detalhes
- Criado: Sexta, 25 Abril 2025 09:37
Nessa quinta-feira, 24 de abril, em cerimônia no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, foi realizada a formatura dos 1.148 alunos do primeiro ciclo de 2025 do Renova-DF. Desde 2021, quando teve início o programa, 25.067 pessoas concluíram o curso de Auxiliar de Manutenção.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), o Renova-DF é uma das ações do governo local para combater o desemprego, qualificando moradores da capital ao mesmo tempo em que recupera equipamentos públicos.
A qualificação profissional tem 240 horas, com duração de cerca de três meses. A cada 80 horas de aulas concluídas no Senai-DF, o aluno recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.518). Em contrapartida, as turmas colocam o aprendizado em prática reformando espaços públicos como quadras poliesportivas, parques infantis, pontos de encontro comunitário, viadutos e praças.
Os mais de mil alunos do primeiro ciclo do ano foram divididos entre as regiões administrativas de Águas Claras, de Ceilândia, do Cruzeiro, da Estrutural, da Fercal, do Gama, do Guará, do Núcleo Bandeirante, de Planaltina, do Plano Piloto, do Riacho Fundo II, de Samambaia, do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e de Taguatinga, e revitalizaram 91 locais. Com os instrutores do Senai-DF, o grupo aprendeu técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura e serralheria, além de conteúdos sobre segurança no ambiente de trabalho e primeiros socorros.
Qualificação para o mercado
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, participou da cerimônia de formatura. “O Renova-DF é um projeto que vai além da capacitação para que as pessoas saiam do desemprego, ele proporciona a recuperação da autoestima. Muitos chegam perdidos e passam a enxergar um futuro, veem a possibilidade de uma nova profissão. É mudança de vida!”, disse aos formandos. Ele também destacou o trabalho em conjunto entre o governo e o Senai-DF. “O processo de aprendizagem é contínuo e o Senai já demonstrou apoio em dar sequência na qualificação de vocês com outros cursos gratuitos. Com certificado em mãos, haverá inúmeras possibilidades para entrada no mercado de trabalho”, afirmou o chefe do Executivo.
Durante a cerimônia, uma equipe da Agência do Trabalhador cadastrou formandos na plataforma de vagas de emprego e lhes deu orientações sobre as oportunidades abertas.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que também está à frente do Conselho Regional do Senai-DF, o Renova-DF está alinhado à missão da instituição de ensino de promover a educação profissional e tecnológica a fim de abastecer a indústria local de trabalhadores qualificados. “A parceria com o governo para execução do Renova demostra a união em prol da entrega de serviços de qualidade para a sociedade. Os alunos saem qualificados e a população ganha com espaços de convivência para lazer e incentivo à saúde”, disse”.
Letícia Gomes, de 55 anos, foi um dos formandos do primeiro ciclo do ano. Desempregada, ela se inscreveu no programa em busca de recolocação no mercado de trabalho. “Trabalhei por anos como caixa e atendente em estabelecimentos de alimentação, mas está difícil encontrar uma vaga. O curso é uma porta para novas possibilidades. De tudo que aprendi, o meu interesse está na área de pintura. Se surgir uma oportunidade nesse segmento, com certeza agarrarei.” A aluna foi um dos destaques do ciclo.
Também participaram da cerimônia a vice-governadora do DF, Celina Leão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes Ferreira, o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) e o administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires.