Evento de segurança e saúde no trabalho reúne estudantes e profissionais no Senai Taguatinga

28 4 2025 Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho Foto Bruno Frauzino 2Em comemoração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) promoveu na noite de segunda-feira (28), na escola de Taguatinga, uma programação especial dedicada à conscientização sobre o tema e à prevenção de acidentes laborais.

A data de 28 de abril foi estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho no início dos anos 2000, com o objetivo de conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a importância da cultura de prevenção de acidentes e de doenças profissionais. No Brasil, pela Lei nº 11.121/2005, a data foi instituída como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Alunos da escola assistiram a palestras, participaram de bate-papos e visitaram estandes de empresas ligadas à área. A ação fez parte da programação Abril Verde, movimento que discute cuidados com a saúde no ambiente laboral.

A primeira palestra, Segurança em Veículos Eletrificados, foi ministrada pelo tenente do Corpo de Bombeiros Militar do DF David Allan. Ele falou sobre teoria do fogo, tipos e diferenças de baterias de veículos elétricos e híbridos, principais perigos em caso de incêndio de carro e recomendações de segurança. “Choque elétrico, inalação de fumaça tóxica e explosão são algumas das coisas que podem ocorrer em uma situação de perigo, por isso a importância de ter pessoas atentas aos requisitos de segurança para mitigar os riscos. Daí a importância de ter gente qualificada e que se capacite de forma continuada para atender o mercado”, explicou o militar, que é perito de incêndio.

Formada em 2022 no curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senai-DF, Elkie Marques apresentou ao público a palestra A Atuação Profissional do Perfil Feminino na Área de Saúde e Segurança do Trabalho. Ela falou sobre a experiência na instituição e a caminhada e os desafios para uma colocação no mercado de trabalho. “As mulheres enfrentam diversos preconceitos apenas pelo gênero, então estar em uma área majoritariamente masculina é um desafio. Tive de mostrar muito conhecimento para garantir um lugar de destaque. O que aprendi no Senai garantiu que eu tivesse ferramentas para alcançar essa posição e, hoje, sou muito feliz profissionalmente”, afirmou a ex-aluna, que tem 47 anos.28 4 2025 Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho Foto Bruno Frauzino 12

O estudante do Senai Taguatinga Carlos Leandro da Silva, de 20 anos, que também cursa Técnico em Segurança do Trabalho, assistiu às palestras e destaca a importância de momentos de contato com experts na área. “Para mim, que estou começando a trabalhar com normas regulamentadoras e medições de ruídos e de calor e conhecendo melhor o funcionamento da Cipa [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes], é enriquecedor ouvir pessoas dando exemplo da aplicabilidade desses serviços”, disse. Carlos também cursa Engenharia Civil em uma faculdade.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST