Comitiva do Brics visita instalações do Senai Taguatinga
- Detalhes
- Criado: Terça, 03 Junho 2025 17:52
Uma delegação formada por 30 representantes de instituições educacionais da África do Sul e da China conheceu as instalações da escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A visita, nessa segunda-feira, 2 de junho, integrou as atividades do Encontro e Seminário da Aliança do Brics para Cooperação em Educação Profissional, que ocorre em Brasília até o dia 5.
A comitiva foi acompanhada por integrantes do Departamento Regional do Distrito Federal e do Departamento Nacional do Senai, que recepcionaram os visitantes e apresentaram a instituição. Com mais de 80 anos de experiência, o Senai está nos 26 estados brasileiros e no DF e é o maior complexo privado de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina. Já formou mais de 90 milhões de trabalhadores da iniciação profissional à pós-graduação.
No DF, além de Taguatinga, há escolas do Senai no Gama, no Setor de Indústrias Gráficas e em Sobradinho. A delegação passou por espaços voltados ao ensino em áreas como Automotiva, Construção Civil, Refrigeração e Tecnologia da Informação e por estruturas dedicadas ao treinamento de estudantes para as seletivas da WorldSkills, principal torneio de profissões técnicas do mundo. A próxima edição ocorrerá em 2026, na China. “Achamos ótimo que vocês estejam se preparando para os jogos, que serão realizados em Xangai, e esperamos que alcancem sucesso”, disse He Xingyue, representante da Universidade Politécnica de Engenharia Mecânica e Elétrica de Zhejiang.
Participação da indústria no Brics
Criado em 2001, o Brics é um foro de articulação político-diplomática de países do Sul Global e de cooperação nas mais diversas áreas. O acrônimo é formado pelas iniciais em inglês de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Atualmente, também participam Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
Em 2025, o governo brasileiro está à frente da presidência do grupo, que é rotativa. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) exerce o secretariado executivo do Conselho Empresarial do Brics (Cebrics) e da Aliança Empresarial de Mulheres (WBA), com coordenação da agenda, ações e apoio à presidência brasileira. Além disso, a representante da indústria brasileira organiza o Fórum Empresarial do Brics.