Militares do Exército se formam no curso de Serralheiro do Senai-DF

SAVE 20250619 160713Técnicas de corte e soldagem, montagem e instalação de estruturas metálicas, uso correto de equipamentos e ferramentas de serralheria e leitura de desenhos técnicos e de modelos de cálculo estão entre as novas habilidades de 22 militares do Exército Brasileiro formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) no curso de Serralheiro.

A entrega dos certificados ocorreu nessa quarta-feira, 18 de junho, em cerimônia no Centro de Formação Profissional Sinduscon/Senai, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde as aulas foram ministradas. Realizado em maio e junho, o curso, com 160 horas-aulas, é da modalidade de qualificação, cujo objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou lhe permitir uma recolocação profissional.

A formação atendeu a uma necessidade do mercado, como explicou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, durante a formatura: “A iniciativa é resultado da soma de esforços de atores que fomentam a empregabilidade da nossa cidade. O setor produtivo, por meio do Sinduscon [Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF], demandou ao Senai a entrega e a indicação de pessoas capacitadas e aptas a atender às exigências do setor. Daí, buscamos junto ao Exército um grupo com interesse em se qualificar e nos foram apresentados militares prestes a ser desligados por tempo de serviço, que futuramente estarão disponíveis no mercado de trabalho”. O diretor ressaltou que os alunos saem do Senai com habilidades teóricas e práticas para “desempenhar a função de serralheiro com maestria”.

Desde 2016, o Senai-DF formou mais de 2,6 mil militares em parceria com o Soldado Cidadão. O projeto, criado pelo Ministério da Defesa, capacita jovens do serviço militar obrigatório, a fim de garantir uma transição mais segura para a vida civil após o período nas Forças Armadas por meio da ampliação de oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

“Graças a parcerias como esta, com o Senai e o sindicato, promovemos integração e acessibilidade à educação. Temos de pensar no futuro fora da corporação”, afirmou o chefe da Seção de Coordenação de Cursos da Base Administrativa do Quartel-General do Exército, coronel Carlos Mello.

O presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior, também celebrou a parceria e se dirigiu aos recém-formados. “Receber no Centro de Formação Profissional alunos comprometidos com o processo de ensino–aprendizagem é saber que logo teremos grandes trabalhadores no segmento da construção. Somos o setor industrial local que mais emprega, por isso tenham a certeza de que haverá inúmeras possibilidades de contração. As três entidades reunidas aqui não medirão esforços para que isso ocorra de forma efetiva”, disse.

SAVE 20250619 160719De olho em uma dessas oportunidades, o cabo Vinícius Dias, de 25 anos, vem se aperfeiçoando, pois só ficará no Exército até o ano que vem. Há sete anos no serviço militar, ele foi um dos formandos do curso. “Antes de ingressar no serviço militar, eu trabalhei como serralheiro e, por conta das minhas habilidades, passei a desempenhar funções de serralheria no quartel. O curso veio para somar, pois, a partir de 2027, não estarei mais como militar, então o certificado comprovará o meu conhecimento para conquistar uma vaga de emprego. E o melhor disso tudo: em uma área de que eu gosto, a da construção”, conta Dias, que já fez outros cursos no Senai-DF, como Eletricista Predial, Assentador de Revestimento Cerâmico e Processo de Construção a Seco – Drywall.

A gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva, e a gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Luciana Coelho, também participaram da cerimônia de formatura dos militares.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
Formatura de militares do Exército — parceria Senai-DF e Sinduscon-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST