Alunos do Sesi e do Senai-DF apresentam projetos na Campus Party

19 6 2025 Participação do Sesi e do Senai DF na Campus Party 2025 fotos Victor Hugo Pessoa CAPAAté domingo (22), Brasília recebe a Campus Party — festival que reúne criatividade, empreendedorismo, palestras, workshops e desafios para amantes da tecnologia. Pela primeira vez, a capital federal, que já teve seis edições locais do evento, é a sede do encontro nacional (o 17º). Aberta nessa quarta (18), a programação ocorre no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A entrada é gratuita — até sábado (21), das 10h30 às 20 horas; no domingo (22), das 10h30 às 16 horas.

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) participam da Campus Party no estande da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, na Área Open. Quem visita o espaço pode conhecer projetos educacionais das duas instituições, alguns deles interativos.

Estudantes que integram equipes de robótica da Rede Sesi-DF de Educação mostram ao público robôs que desenvolveram para competições da First Lego League (FLL). Um deles é Murilo Costa Freitas, de 14 anos, que define estar na Campus Party como uma experiência enriquecedora. “Eu sou bem familiarizado com tecnologia. Esse contato vem do meu pai, que trabalha com TI. Ter a oportunidade de falar sobre a FLL e compartilhar um pouco do meu conhecimento é bem gratificante”, conta o aluno do 9º ano do Sesi Gama, membro da equipe Lego of Olympus.

Também é apresentado o projeto Space Sesi, que busca estimular a aprendizagem prática, a criatividade e a aplicação de conceitos de física e engenharia por meio da construção e do lançamento de foguetes educacionais. Os artefatos são fabricados com materiais como garrafas PET e papel.

19 6 2025 Participação do Sesi e do Senai DF na Campus Party 2025 fotos Victor Hugo Pessoa CAPA 2Alunos do Senai-DF, por sua vez, expõem quatro projetos ao público da Campus Party. Dois deles simulam movimentos de partes do corpo humano: o braço robótico, dispositivo prototipado para movimentação de materiais controlado de forma analógica e com possibilidade de programação; e a Mão de Imitação Gestual com o Uso de Inteligência Artificial (MIG), capaz de imitar em tempo real os gestos de uma pessoa, utilizando visão computacional e inteligência artificial.

Os visitantes podem, ainda, testar conhecimentos gerais sobre o mundo do trabalho em um quiz, usando um equipamento projetado por estudantes de Eletrotécnica do Senai-DF. Há também demonstração de simuladores de realidade virtual utilizados em cursos do Senai.

Também na Área Open, ao lado do estande da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, alunos do Senai-DF apresentam o Projeto PetMaker, que consiste em um dispensador automático de água e ração para animais de estimação de pequeno porte. O equipamento é ativado por comando de voz, pelo dispositivo Alexa, ou via celular, por aplicativo.

A ideia do protótipo é auxiliar quem fica muito tempo longe de casa e não tem ninguém para cuidar do seu pet e alimentá-lo. Também é possível monitorar o animal pela câmera embutida no equipamento.

“Apresentar o nosso projeto aqui na Campus Party está sendo muito legal. É uma experiência inovadora e divertida, que está servindo muito para nosso crescimento, para sabermos como devemos nos portar nesse tipo de apresentação”, explica Mariana Luiza Lima de Oliveira, de 18 anos, um dos desenvolvedores do projeto. Aluna do Senai Gama, ela cursa Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo.

Texto: Marcus Rodrigues e Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
Sesi e Senai-DF na Campus Party 2025

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST