Em parceria com a Ecori, Senai-DF reinaugura a Casa Solar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF) e a empresa Ecori reinauguraram na noite de terça-feira, 23 de setembro, a Casa Solar. A modernização do espaço, na escola de Taguatinga, faz parte de uma parceria técnica entre as duas instituições.

Com 124 metros quadrados, que incluem um semienterrado, a Casa Solar tem estrutura externa com módulos fotovoltaicos, isto é, que captam os raios solares e os convertem em corrente elétrica. Originalmente inaugurada em 2010, é utilizada em aulas de cursos de Sistemas de Energia do portfólio do Senai que preparam profissionais para operar tecnologias fotovoltaicas.

A Casa Solar é um ambiente de oficina para aulas práticas e um centro de demonstração das novas tecnologias do setor. Há espaço para montagens durante as aulas e soluções funcionais. 54809030556 95662c8121 o

O espaço foi equipado pela Ecori com novas tecnologias, incluindo potentes baterias de última geração, com tempo de vida estendido (10 anos), para o armazenamento de energia solar. Toda a instalação elétrica do local é sustentada por esse sistema de armazenamento. O presidente da Ecori, Leandro Martins, explica a importância disso: “É oportunidade de capacitar pessoas para essa nova tendência mundial, algo que já é muito difundido em outros países, mas o Brasil ainda está começando na questão do armazenamento”.

Os sistemas solares híbridos com baterias garantem energia mesmo quando o sol não está brilhando. A Casa Solar está equipada, ainda, com dispositivos de desligamento rápido, para garantir a segurança. Ela também alimenta os carregadores de carro elétrico instalados no estacionamento do Senai Taguatinga.

Para a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva, a modernização da Casa Solar elevará ainda mais a qualidade das aulas práticas e dos treinamentos. “Para os nossos alunos, é muito importante ter acesso a equipamentos de ponta. Eles só têm a ganhar, a indústria só tem a ganhar”, resume.

A parceria do Senai-DF com a Ecori Energia Solar vem desde 2018. Além de fornecer equipamentos para o aprendizado prático dos alunos das escolas da rede, a empresa promove palestras e treinamentos em equipamentos, tanto da Ecori como de outros fabricantes do setor. No mercado desde 2014, a Ecori é pioneira na distribuição da tecnologia MLPE no Brasil. A sigla refere-se a module-level power electronics, tecnologia utilizada em sistemas fotovoltaicos para otimizar a produção de energia módulo a módulo.

Qualificação profissional
O Senai-DF tem no portfólio diversos cursos gratuitos que formam profissionais para trabalhar com sistemas fotovoltaicos. No momento, há vagas para Eletricista de Sistemas Fotovoltaicos (curso de qualificação de 200 horas), em que os alunos aprendem a analisar, quantificar e realizar instalação, reparação e manutenção elétrica de sistemas de geração de energia residencial e comercial por meio de painéis solares ou pequenos aerogeradores.

Também estão abertas as inscrições para Instalação de Carregador Veicular Elétrico (curso de aperfeiçoamento de 8 horas), cujo foco é a manutenção preventiva e corretiva.

Ambos os cursos são oferecidos nas escolas do Senai-DF no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga. As inscrições devem ser feitas pelo site do Senai-DF (cursos.senaidf.org.br).

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Lula Lopes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

Inauguração da Casa Solar

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST