×

Mensagem

You need to login before you can view or download document

Alunos do DF se preparam para torneio mundial

Professores mostram, na foto acima, maquete da prova realizada por alunos de 3 a 6 de agosto, no Senai Taguatinga. Objetivo é não perder o ritmo para o WorldSkills, o maior evento de educação profissional do mundo

A maior competição de educação profissional do mundo, o WorldSkills, só começa em outubro do ano que vem, em Londres. Mas os estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que garantiram os primeiros e segundos lugares durante a 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, no Rio de Janeiro, em março, não param os treinamentos de olho em uma das vagas para o torneio internacional. Mesmo com a vitória na Olimpíada, os estudantes ainda precisam provar que são os melhores em suas ocupações profissionais.

O resultado oficial com os nomes dos alunos que formarão a delegação brasileira, no entanto, só sairá em dezembro, após etapa definitiva, que será realizada em Brasília, nas três unidades do Senai – Taguatinga, Gama e Centro de Tecnologia da Informação. Até lá, os 66 estudantes medalhistas encaram uma rotina intensa de treinamentos – que chegam a durar até 12h diárias, além de testes, estágios em empresas e provas para não perder o ritmo de treinamento.

Por isso, o Senai Distrito Federal aplicou, de 3 a 6 de agosto, na unidade em Taguatinga, mais um simulado para conferir o nível técnico dos estudantes brasilienses que podem representar o DF lá fora, nas ocupações Jardinagem e Paisagismo, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Mecânica de Refrigeração e Marcenaria. As provas foram as mesmas aplicadas durante o WorldSkills do Canadá.

A novidade ficou por conta da participação dos competidores do Senai Rio de Janeiro Leonardo Santos, medalha de prata em Aplicação de Revestimento Cerâmico, e David Nunes, ouro em Construção em Alvenaria, que vieram para Brasília especialmente para os testes. Leonardo foi o segundo colocado na ocupação em que o DF foi campeão, com o aluno Jecivaldo Oliveira da Silva. Durante o simulado, os dois competiram lado a lado e, nas horas vagas, trocaram expertises. Mas, em novembro, disputarão apenas uma vaga no mundial de Londres. O DF não compete na ocupação Construção em Alvenaria.

“A olho nu fica impossível verificar diferenças no trabalho de um e outro e é exatamente por isso a importância desse tipo de treinamento, para, com o olhar técnico, perceber pequenos detalhes que poderão impossibilitar a ida do candidato ao torneio internacional”, afirmou o instrutor Anderson Campos (foto, à esquerda) que veio do Rio de Janeiro para acompanhar as provas do simulado.

Para Matheus Mariano (foto, à direita), treinador do competidor brasiliense, o intercâmbio de informações entre os dois alunos também é primordial para o resultado positivo. “É hora de checar precisão, acabamento e qualidade. Isso é possível quando comparamos nosso trabalho com o de outro aluno, que também vem sendo treinado com rigidez e qualidade, como é o caso de Leonardo”, conta. Os dois instrutores aplicaram a mesma prova aos medalhistas.

Além deste simulado, os alunos do Distrito Federal já encaram treinamentos que chegam a durar até 12h diárias, de olho no torneio internacional. Os medalhistas do DF também dedicaram dois meses de trabalho em uma espécie de estágio em empresas da capital. “Sempre é comum acomodar-se quando se tem um resultado positivo. Por isso, os enviamos para o mercado de trabalho, porque, se não garantirem o índice necessário para o mundial, que tem média de 90 pontos, eles já estão preparados para exercer atividades em qualquer indústria”, avalia a supervisora técnica do Senai-DF, Célia Leitão.

Hora da decisão

Em novembro, a organização do WorldSkills definirá entre os 66 medalhistas da 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento aqueles que irão representar o Brasil no WorldSkills. As provas serão realizadas de 24 a 29 de outubro, em Manaus; e de 7 a 26 de novembro, em Brasília. Para garantir uma das vagas em Londres, os estudantes precisam obter média de aproveitamento de 90% nas provas.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
61 3362-3883 // Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Cristiano Costa

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST