Empresariado do DF participa de palestra sobre segurança do trabalho

SENAI Comemoração Dia da IndústriaEm comemoração ao Dia da Indústria, o SESI-DF, com o apoio do Departamento Nacional, promoveu na noite desta segunda-feira, 25 de maio, uma palestra sobre os Impactos dos Acidentes de Trabalho e Afastamentos Previdenciários na Indústria ministrada pelo médico em segurança do trabalho do Departamento Nacional do SESI, Gustavo Nicolai, no auditório do edifício-sede do Sistema FIBRA. Estiveram presentes empresários, representantes de sindicatos e profissionais de segurança do trabalho, além do diretor-secretário do Sistema Fibra e dos gestores de áreas do SESI e SENAI.

Durante a conversa, o especialista apresentou dados que mostram como os custos dos afastamentos impactam diretamente no crescimento e na competitividade da indústria no DF. Segundo ele, é preciso haver uma mudança na cultura das empresas no sentido de enxergar gastos como investimento. “A ausência de ações em saúde e segurança têm um ônus tributário muito alto em várias esferas. O não fazer fica caro. A necessidade de fazer gera um retorno financeiro.”, explicou o médico. Nicolai frisou ainda que a prevenção e a conscientização são o caminho ideal para as empresas obterem melhor desempenho de forma a investir e valorizar cada vez mais a força de trabalho.

Para o diretor-secretário da FIBRA, Paulo Eduardo Montenegro, as empresas arcam com despesas externas e internas que, geralmente, contribuem para reduzir sua competitividade. “Nós já temos custos elevados da porta para fora da empresa, logo, no que diz respeito à porta para dentro, precisamos estar preparados para minimizar os custos e assim nos tornarmos mais competitivos.”, avaliou.SENAI Comemoração Dia da Indústria

A criação de uma agenda positiva, sobre saúde e segurança, propõe um plano de ação proativo no sentido de prevenir e evitar possíveis acidentes e afastamentos. O SESI está atento ao fato de que as empresas precisam cumprir alguns requisitos para atender as exigências trabalhistas. “O SESI tem buscado ser provedor de soluções na área de qualidade de vida para poder levar às empresas conhecimento e aplicabilidade do que a lei hoje permite.”, afirmou o superintendente, Albano Esteves de Abreu.

A noite de segunda-feira marcou o início das comemorações da Semana da Indústria. Os empresários e as lideranças sindicais puderam entender as despesas e os custos aplicados às empresas com os afastamentos dos empregados e a importância de adotar programas que tragam uma melhor qualidade de vida aos trabalhadores da indústria no ambiente de trabalho.

 

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST