SENAI recebe cientista-chefe de pesquisa da Microsoft
- Detalhes
- Criado: Quarta, 29 Julho 2015 15:05
Na última sexta-feira, dia 24 de julho, o cientista-chefe do departamento de pesquisa da Microsoft, Henrique Malvar, ministrou a palestra “Tendências Tecnológicas na Tecnologia da Informação”, no auditório do SENAI Taguatinga. Engenheiro elétrico formado pela Universidade de Brasília, Malvar é PhD em engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A palestra aconteceu como parte do programa proposto pelo Centro de Inovação da Microsoft em Brasília (MIC) em parceria com o Sindicato das Indústrias da Informação e Comunicação do Distrito Federal (SINFOR-DF). “O SENAI dá mais um passo na contribuição de inovação e de soluções em tecnologia. As instalações amplas, modernas e equipadas do MIC estão prontas para atender às demandas das empresas, das instituições acadêmicas e dos estudantes de formação profissional”, revelou o diretor regional do SENAI-DF, Albano Esteves de Abreu.
Além do diretor regional, o evento contou com a presença do vice-presidente do SINFOR-DF, Ricardo Caldas, do gerente de tecnologia da informação da FIBRA, Arioston Cerqueira, da diretora do SENAI Taguatinga, Janaína Braga D'Almeida e do coordenador técnico do Centro de Inovação da Microsoft de Brasília, Roberto Luiz Oliveira. Participaram, também, empresários e representantes de instituições acadêmicas, estudantes de TI, alunos formandos do Programa Students to Business (S2B), seus pais e responsáveis.
Henrique Malvar apresentou os avanços da tecnologia sob a ótica da Microsoft. Segundo ele, vivemos na era de ouro para pesquisas científicas e tecnológicas. Uma das grandes tendências é a interação entre computador e usuário, sendo que a máquina passa a desenvolver habilidades de aprendizado e a entender as necessidades de seu interlocutor. “A ideia é exatamente essa, você pergunta ao computador o que quer saber, ele entende a sua linguagem natural e traz aquela informação sem que você se sinta intimidado pela tecnologia”, apontou o pesquisador.
Além disso, Malvar indicou como tendências tecnológicas o desenvolvimento de aplicativos para o Windows Phone e o rápido crescimento do ambiente em nuvem, capaz de armazenar grandes volumes de dados. Segundo o gerente de tecnologia da informação, Arioston Cerqueira, o MIC pode auxiliar as empresas na transição para essas novas tecnologias. “As empresas, hoje, consideram utilizar o ambiente em nuvem e modernizar sua estrutura tecnológica. O MIC pode mostrar o melhor caminho, por meio de consultorias e provas de conceito”, afirmou.
O Kinect também entrou no rol de grandes feitos tecnológicos. Possível graças aos avanços em áudio e vídeo, ele busca aproximar pessoas e tecnologia. Mas foi o Skype Translator que arrancou suspiros do público. Esta ferramenta tende a promover, em um futuro próximo, a interação, em tempo real, de duas pessoas que falam línguas diferentes sem a necessidade de aprender o outro idioma.
Após a palestra, os alunos do S2B tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao cientista e receber seus cumprimentos durante a entrega dos certificados de conclusão da última turma do programa. O coordenador técnico do MIC, Roberto Oliveira, ficou encantado com o discurso de Malvar e exaltou a preocupação dos pesquisadores em tornar as novas tecnologias acessíveis a todos “Oportuniza às pessoas com alguma deficiência maior competitividade no mercado de trabalho”, disse ao fazer menção às ferramentas desenvolvidas também para pessoas que apresentam transtornos ou deficiências, como por exemplo, o autismo ou a surdez. Ainda com o certificado em suas mãos, o aluno, Gustavo Vinícius de Morais, já fazia planos: “Eu pretendo trabalhar na área de desenvolvimento de aplicativos na Microsoft”, contou.
ASCOM
Assessoria de Comunicação SESI/SENAI
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 3362-6008 / 3362-6178