Senai Taguatinga está com vagas abertas para cursos de alimentação
- Detalhes
- Criado: Quinta, 01 Setembro 2016 15:55
Nem todas as pessoas têm habilidade na cozinha, mas esta realidade pode ser mudada para aqueles que buscam conhecimento nos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Distrito Federal. Este é o caso de Bruno Vieira Batista (35), servidor público, que decidiu sair da casa dos pais e morar sozinho. Bruno busca, no Senai, aprendizados que o ajude a produzir uma alimentação saudável e de boa qualidade.
Aluno do curso de aperfeiçoamento em “Massas Frescas, Secas e Molhos”, o servidor espera, em 20 horas/aula, produzir massas frescas e aprender sobre as diversas variações de alimentos que pode produzir, além de preparar massas secas e inúmeros tipos de molhos. “Eu sempre gostei muito de cozinhar, apesar de não saber muitas coisas. Minha mãe me orientou com o que pode, mas eu preferi fazer um curso para ter um aprendizado mais profissional. Eu sempre ouvi que o Senai é referência em aulas práticas” completou o servidor.
A área de alimentos do Senai Taguatinga passou por uma recente reforma e, agora, retoma os trabalhos oferecendo 42 cursos na área de Alimentos e Bebidas que variam de 8 a 960 horas/aula. São 900m² divididos em quatro cozinhas: cozinha quente (pedagógica), cozinha de confeitaria, de panificação e de chocolate. Todas com equipamentos de alta tecnologia para atender, não apenas os alunos, mas a necessidade da indústria de alimentos, que busca profissionais capacitados e qualificados para atuar no ramo e que acompanhem o desenvolvimento e a atualização dos maquinários.
“A expectativa que nós temos é que o aluno termine o curso com nova visão da área em todo o mundo. Os maquinários estão se modernizando e os profissionais também devem acompanhar esta mudança. O Senai não ensina apenas a cozinhar, mas a lidar com a renovação dos maquinários que está acontecendo neste setor”, ressalta a responsável pela área de Alimentos e Bebidas do Senai Taguatinga, Helena Malvar.
Malvar destaca, ainda, o diferente público que busca no Senai, o aprendizado e a prática na cozinha. "Hoje em dia, cozinhar deixou de ser uma obrigação e virou um prazer, além disso comer na rua todo dia é caro e nem sempre saudável. Então nos cursos do Senai, nós temos um público diverso. Não só aquele que quer aprender para trabalhar na área. Tem pessoas que querem pratos novos, outros moram sozinhos e precisam aprender e alguns porque amam mesmo cozinhar e tem isso com um hobby", completa.
Para melhor atender aos alunos e para aulas práticas com mais conforto, o Senai está fechando as turmas com, no máximo, 20 alunos. As aulas são ministradas nas novas cozinhas, com material de ponta e sempre acompanhado por instrutor. Além de muita aula prática, toda teoria é passada para a compreensão no entendimento dos alimentos, combinações e restrições, processos de produção e relação com as boas práticas de preparo e manipulação.
Matrículas abertas
Para o mês de setembro, o Senai está com matrículas abertas em dois cursos na área de alimentos. O de qualificação, com 200 horas/aula, em Pizzaiolo e Salgadeiro, capacita os alunos para planejar e executar a produção, preparo e montagem de pizzas e salgados. Além disso, os alunos adquirem competência para redigir documentos e trabalhar em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança e higiene. As aulas serão ministradas no turno vespertino, de 12/9 a 7/10, e o investimento é de R$ 350,00.
Já o curso de aperfeiçoamento, com 20 horas/aula, em Panificação Diet, Light e Funcional, prepara o aluno a planejar a produção e prepararão massas de pão e similares, utilizando produtos e técnicas específicas para (as restrições) o tema Diet, Light e Funcional. As aulas serão ministradas no turno noturno, de 12/9 a 20/9 e 3/10 a 11/10, e o investimento é de R$ 314,00.
Para outras informações, compareça ao Senai Taguatinga, localizado no endereço: Área Especial nº 2 - Setor "C" Norte - Taguatinga/DF ou pelos telefones da Central de Atendimento: (61) 3353-8715 / 3353-8716 / 3353-8718 / 3353-8719
Por Gabriela Soares