Sistema Fibra é destaque no último dia da Virada do Cerrado 2016

encerramento virada do cerrado robotica corpo materia CRI8794

Um escritório com objetos reciclados e uma manta aquecedora feita com serragem, embalagens tetra park e garrafas pets. Foi com estes dois produtos, desenvolvidos nas unidades do Sesi e Senai Gama, que o Sistema Fibra terminou sua participação na segunda edição do programa colaborativo Virada do Cerrado.

A apresentação dos objetos foi feita neste domingo (11/9), em uma feira montada no Parque da Cidade, durante o último dia do evento, que passou por diversas Regiões Administrativas, levando a população do DF refletir sobre a Mudança Climática e a preservação do cerrado.

A turma do curso Técnico Administrativo do Senai Gama foi a responsável por mostrar aos visitantes da feira alguns materiais feitos a partir de sobras de material da unidade. “Ao sair do curso, nossos alunos têm uma visão que vai além das competências pedidas pelo mercado. Saem mais criativos e inovadores”, destaca a professora do curso, Francispaula Costa.

“Cada vez mais, as empresas estão adotando medidas sustentáveis de olho nas certificações internacionais. Medidas como estas não só contribuem para isso, como evitam o desperdício de gastos e cuidam do meio ambiente”, salienta a aluna do curso, Islâne Carneiro, 19 anos.

A visão inovadora não fica restrita aos cursos técnicos. Outra turma que chamou a atenção dos visitantes foi a equipe de robótica do Sesi Gama, Energyboots. O grupo apresentou aos visitantes uma manta aquecedora feita com serragem, caixas pets e embalagens tetra parks. No processo, os produtos foram triturados e prensados, e servem como isolantes térmicos mantendo a residência mais aquecida durante o frio ou mais amena nas temporadas mais quentes.

O projeto foi apresentado pela equipe na temporada passada do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). “Robótica por si já chama a atenção. Então, ao se aproximar e entender do que se trata o projeto, você vai se interessando mais e mais. Não tem como não chamar a atenção de adultos e crianças”, comenta a visitante Viviane Magalhães. Quem também passou pela tenda foi o secretário de Meio Ambiente do DF, André Lima.

“O projeto é muito interessante e bastante viável. Pode facilmente ser empregado em casas populares. Projetos como esse proporcionam a geração de renda e emprego. É bom saber que nossos parceiros estão desenvolvendo estratégias como estas em suas instituições”, afirma André Lima.

Além dos stands apresentados na feira, o Sistema Fibra foi representado pelo grupo de Corrida Sistema Fibra em Movimento, que participou da Corrida Pelo Clima, logo no começo da manhã do domingo, no próprio Parque da Cidade.

Virada do Cerrado

Na última sexta-feira (9/9), os alunos do Sesi Gama fizeram uma pedalada pedagógica nas ruas da região, acompanhados pelos professores de educação física da unidade. A atividade terminou na cachoeira Trampolim, onde a turma teve uma aula prática de biologia, ciências e geografia. Na unidade do Senai Taguatinga, foram realizados, ao longo do dia, palestras sobre “Consumo consciente” e “Sistema Fotovoltaicos”, além de uma exposição de vestidos confeccionados com material reciclável. As atividades tão foram alusivas a Virada do Cerrado. 

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Cristiano Costa

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST