Senai-DF revitaliza foguete do Planetário de Brasília

 

Profissionais do Serviço Nacional defoguete corpo materia Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) reformaram um foguete, réplica do Veículo de Sondagem Brasileiro – VSB 30, doado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) ao Planetário de Brasília. A ação foi uma parceria entre as três instituições. O foguete está exposto na parte externa do Planetário. O início da exposição, no dia 17/10, marcou a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e contou com apresentação da Orquestra de Violoncelos da Escola de Música de Brasília.

O trabalho realizado pelo Senai Taguatinga foi de revitalização da pintura, segundo a planta original do foguete. Os técnicos tiveram que desmontar o foguete, revitalizar a lataria e fazer a pintura.  Segundo a AEB, o foguete de 12,7 metros é um veículo utilizado em missões suborbitais de exploração do espaço que transporta cargas úteis científicas e tecnológicas de até 400 kg, em ambiente de microgravidade, na faixa de 250 km de altitude.

O VSB-30 é um foguete de sondagem com dois estágios, o motor do primeiro estágio consiste em um propulsor denominado S31 que apresenta combustão rápida do propelente, proporcionando alta aceleração inicial do foguete e da carga científica. O S31 tem 650 kg de propelente sólido.

O motor do segundo estágio denominado propulsor S30 é largamente utilizado em outros foguetes de sondagem, como o Sonda III, VS-30 e VS-30/ORION.

O VSB-30 não dispõe de sistema de separação do primeiro estágio. Durante a fase propulsada do primeiro estágio, este empurra o segundo estágio com tal intensidade, que não há necessidade de um sistema de fixação entre os estágios. Cessado o empuxo, o primeiro estágio é empurrado para trás pelo arrasto aerodinâmico.

A política de envolvimento crescente das universidades e centros de pesquisa no programa espacial vem acarretando uma demanda maior desse veículo, o que tem levado à continuação de sua produção.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada de 17 a 23 de outubro, com o intuito de despertar o interesse pelo conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico e a busca pela inovação. No mesmo período, serão promovidas dezenas de atividades em diversos pontos da cidade.  A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deve atrair cerca de 20 mil pessoas durante os sete dias de evento.

Os organizadores preparam uma extensa programação, com informações, curiosidades, descobertas e muita diversão nos seguintes locais: Planetário de Brasília, Jardim Botânico, Parque Nacional de Brasília, Universidade de Brasília, Fiocruz e Parque Ecológico de Águas Claras.

 

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST