Feirão digital distribuiu kits para captação do sinal digital
- Detalhes
- Criado: Segunda, 07 Novembro 2016 11:56
Os beneficiados pelos programas sociais do governo federal receberam kits gratuitos para a captação do sinal de TV digital em Brasília. Os equipamentos foram distribuídos no Feirão Digital, que ocorreu neste final de semana, na unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).
Para que recebam este novo sinal, as televisões mais antigas, compradas antes de 2010, por exemplo, necessitam que sejam instalados um conversor e uma antena. Os itens compõem o kit distribuído no Feirão Digital – evento que foi realizado neste sábado e domingo, de 9 às 17h. “O sinal digital é, e sempre será, gratuito. Além do mais, ele oferece uma qualidade de imagem muito superior que a analógica, melhor som e sem chiados”, salienta o diretor de projetos especiais da Rede Globo, André Dias.
A autônoma Myleuza dos Santos saiu satisfeita do feirão, levando consigo o kit, que garante a ela a continuidade de assistir seu programa favorito: as novelas. Pela televisão, ela teve conhecimento da distribuição do kit a que tem direito. Moradora de Brazlândia, saiu cedo de casa para não perder a oportunidade. “Eu tentei pegar em Brazlândia no setor responsável e não consegui. Quando vi a iniciativa do Senai, não pensei duas vezes, peguei o ônibus cedo para retirar meu kit. Não quero ficar sem ver minha novela de jeito nenhum. A entrega dos kits, de forma facilitada, ajudou a muitas pessoas”, completa Myleuza.
Durante os dois dias de evento, cerca de seis mil pessoas passaram pelo Senai de Taguatinga. Quem não pôde comparecer neste final de semana, pode agendar a retirada do kit digital pelo telefone 147 ou pelo site Seja Digital. Quem compareceu ao Senai de Taguatinga, também pode tirar dúvidas sobre a instalação dos equipamentos. As pessoas que não são beneficiadas pelos programas sociais do governo aproveitaram o feirão para adquirir antenas e conversores com descontos especiais.
O desligamento do sinal analógico em Brasília, antes previsto para o dia 26 de outubro, foi adiado para o próximo dia 17 de novembro. No mesmo dia, algumas cidades do entorno do DF (Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás) também passarão a contar somente com o digital. Quem não fizer a adaptação pode ficar sem sinal de TV aberta.
Patrulha Digital
As unidades do Senai no Distrito Federal (Gama, Taguatinga e Sobradinho) capacitaram, em parceria com a Rede Globo, cerca de dois mil estudantes para a implementação do Sinal Digital. Engenheiros da Globo realizaram palestras nas três unidades e ensinaram como funciona o sistema digital e a forma correta de instalação das antenas e conversores.
Além disso, a parceria deu origem à patrulha digital, em que cerca de 40 alunos das escolas Senai-DF, das três unidades, percorreram as ruas das cidades de Brasília auxiliando moradores com a instalação dos equipamentos, direcionando a antena para capitação do sinal e tirando dúvidas a respeito da implementação do sinal digital.
Sinal Digital
O Distrito Federal será a primeira unidade da federação a ter o sinal analógico desligado, operando 100% com o sinal digital. A previsão do Ministério das Comunicações é de que a transmissão analógica seja extinta até 31 de dezembro de 2018 em todo o país. O sinal digital dispõe maior qualidade de imagem e som, é mais forte e não sofre interferências, diferente do que acontecia no analógico. A imagem é transmitida sem ruídos e chuviscos.
Por Gabriela Soares
Fotos: Cristiano Costa