Alunos do Senai desenvolvem soluções inovadoras para empresas
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- Criado: Segunda, 05 Dezembro 2016 16:09
Na manhã da última quinta-feira (1º/12) foi dada a largada para o Grand Prix de Inovação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Os alunos foram desafiados por várias empresas a propor soluções inovadoras para problemas reais. Equipes das três unidades do Senai-DF, no Gama, Sobradinho e Taguatinga, receberam dificuldades nas quais empresários passam todos os dias e ainda não conseguiram resolver. O objetivo do Grand Prix é que os alunos do Senai ajudem a solucionar necessidades de segmentos industriais e, com isso, forme profissionais inovadores e empreendedores.
Os estudantes tiveram apenas 24 horas para apresentar essas soluções. As melhores ideias foram premiadas na noite de sexta-feira (02/12). A largada foi às 9h da quinta-feira e o cronômetro foi parado às 21h do mesmo dia. No dia seguinte, sexta-feira, às 9h, o cronometro foi retomado. No final do dia, às 19h, os alunos apresentaram as conclusões que tiveram sobre a problemática e a solução ideal a ser tomada. Ao fim das apresentações, a banca avaliadora divulgou o resultado.
A escuderia "Empreendedores do futuro" participou do Grand Prix do Senai Gama e foi a vencedora ao apresentar uma solução para a adequação das betoneiras utilizadas na construção civil, de forma que diminua os riscos de acidentes. "Nós sugerimos um botão de emergência próximo ao volante, local de fácil acesso para que o condutor consiga parar o tambor", explica Rayane Macêdo, aluna do curso de Assistente Administrativo do Senai-DF. Além disso, a equipe sugeriu que a empresa instalasse "olhais", espécie de suporte que facilita a retirada de equipamentos pesados e auxilia os operários na manutenção das betoneiras; ainda foi proposta a instalação de tapa furos, para evitar o vazamento de material; e a instalação de ponte retificadora, que se trata de um sistema ligado ao botão de emergência, capaz de parar imediatamente o motor do equipamento. "Nós pensamos muito na segurança do trabalhador. Se o operário trabalha em segurança, ele rende mais, pois sente-se confiável com o equipamento”, completa Rayane. A proposta inovadora foi apresentada diante de problemas frequentes na empresa Paulo Octavio.
Também do segmento da Construção Civil, a empresa Gravia desafiou a equipe "The Best", do Senai Taguatinga. Os alunos apresentaram uma solução que otimiza o trabalho dos funcionários que realizam orçamentos para as construtoras. Muitas vezes, diferentes funcionários acabam fazendo cotações para uma mesma obra. Para evitar este retrabalho, os alunos do Senai propuseram um software, que identifica orçamentos semelhantes. Por meio de algoritmo, o programa identifica itens parecidos de uma cotação já existente. "Orçamento para obras são bem extensos e leva muito tempo de um funcionário. Com este programa, a empresa ganha tempo e otimiza o serviço. Ele irá identificar se já existe um orçamento para aquela obra, facilitando o serviço do funcionário", explica Brenno Pereira, do curso de Redes de Computadores e componente da equipe.
Já na unidade de Sobradinho, a escuderia “Time to Win”, foi a vencedora do desafio apresentado pelos Correios, que busca um novo produto ou serviço inovador que atenda as expectativas dos clientes de forma sustentável e que tivesse impacto mundial. Eles propuseram que os Correios montassem estruturas em locais rurais ou mais isolados com armários, de forma que cada morador tivesse a chave do seu armário. Essa estrutura receberia uma antena para que o entregador pudesse localizar o local com mais facilidade. "Além disso, nós pensamos no custo também. A estrutura seria montada com materiais sustentáveis. Seria feita de madeira, com telhas ecológicas e iluminação de garrafa pet", completa Natalia Alencar Barbosa componente da equipe.
"Este evento ajuda muito no desenvolvimento dos nossos alunos. Proporciona senso crítico, pois eles precisam pesquisar e formar opinião sobre determinados assuntos. Além disso, contribui para que saiam do comodismo e criem soluções inovadoras para os problemas. Sem contar que fortalece o trabalho em equipe e desenvolve habilidades técnicas ", salienta o responsável pelo Grand Prix na unidade Sesi/Senai Sobradinho, Paulo Ribas.
Desafios propostos
Na unidade do Gama, as equipes se dividiram em cinco escuderias e foram desafiadas pelas empresas General Mills e Paulo Octavio. A primeira informou que utiliza água de poço para atividades de limpeza e conservação de sua edificação. Entretanto, em alguns períodos do ano a água apresenta grande concentração de partículas sólidas de solo e coloração característica. A segunda propôs para as equipes o desafio de adequar as betoneiras utilizadas na construtora, de modo a eliminar os riscos de acidentes na sua operação e atenda a todos os requisitos previstos em normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
A unidade do Senai Taguatinga dividiu os alunos em sete escuderias que receberam três problemáticas para elucidar. A primeira empresa foi o Metrô-DF que identificou como sendo a lavagem de trens ação que mais impacta nos índices elevados de consumo de água. Eles pediram ajuda aos alunos do Senai-DF para identificar uma maneira de diminuir esse nível. A segunda empresa foi a Caesb que analisou as atividades e serviços de desinfecção de água potável com hipoclorito de sódio e identificou o perigo de vazamento no momento do manuseio do produto. Caso esse vazamento ocorra, não há medidas mitigadoras e emergenciais para evacuação geral do ambiente. A empresa precisa de uma solução para melhorar a identificação, sinalização e evacuação do ambiente de trabalho caso ocorra o vazamento do produto químico. Já a empresa Gravia, do ramo de soluções para construção, enfrenta dificuldade no processo de fechamento de vendas, que vem acontecendo por questão de orçamento, então precisa de uma solução que minimize o retrabalho dos profissionais e traga números reais de projetos de vendas.
Por fim, a unidade do Sesi/Senai Sobradinho foi desafiada pelos Correios a criar um produto ou serviço inovador que atenda as novas expectativas dos clientes de forma sustentável e que tenha impacto mundial. Foram 11 escuderias trabalhando intensamente em ajudar a empresa.
Texto: Gabriela Soares
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)