Senai Gama recebe desfile das peças produzidas por alunos de vestuário

Os alunos dos cursos de Modelagem e de Corte e Costura das unidades do Senai-DF no Gama e João XXIII, realizaram dois desfiles, nesta quinta-feira (15/12), com as peças produzidas por eles em sala de aula. No total, foram 30 estudantes e cada um apresentou uma produto.

Devido às diferenças nas grades curriculares dos dois cursos, os estudantes de Corte e Costura trabalharam em tecido e os alunos de Modelagem criaram peças em papel. A primeira turma, se inspirou nos “Anos 70” para produzir as roupas; e a segunda, teve como tema a “Festa de Gala das Princesas”.

Os alunos de Modelagem basearam o desfile em um conto de fadas, que eles mesmo criaram. Na história, o rei de um reino distante fez um baile para escolher sua rainha. A escolhida seria quem fizesse o melhor vestido de gala. Baseada nisso, a turma começou a trabalhar nos trajes. “Cada personagem tem seu nome e uma história criada pelos alunos. Nada é por acaso. Os meninos pensaram em cada detalhe”, explica a professora Sara Romão, responsável pelo desfile.

As peças produzidas ficaram expostas em um dos corredores do Senai Gama, para que os alunos pudessem votar e eleger qual era a melhor roupa. As peças foram confeccionadas com papel. Ao todo eram 17 modelos, contando com o príncipe e Joana D’arc, personagem inserido na história. “Meu personagem inicialmente não existia, mas foi inserido e uma honra para mim fazer a roupa dela. É uma mulher icônica, que tem muito destaque na história”, comenta o aluno Everaldo Borges, 19 anos, um dos dois homens da turma.desfile gama

Sara ressalta que o curso, que é gratuito e ofertado na unidade remota João XXIII, no Gama, é uma excelente oportunidade do aluno se inserir no mercado de trabalho, além, de segundo ela, ser um curso para todos os públicos e idades. “Neste curso, temos alunos de 18 a 60 anos, sendo que alguns nunca tiveram contato com máquinas de costura. É uma formação de modelagem completa. Profissão que está em baixa no mercado, então é uma boa oportunidade, para quem deseja uma profissão”, completa a professora. O curso tem 210 horas/aula.

A roupa escolhida como a mais bonita, pelos alunos e funcionários da unidade, foi da aluna Naiara de Sousa. O diretor da unidade, Antônio Joaquim, considerou um dos mais ricos em detalhes, mas lembra que o público teve dificuldade em escolher o melhor. “Todos são muito bonitos. Os alunos e a professora Sara fizeram um ótimo trabalho”, comenta. Foi com aplausos dos colegas e lágrimas de emoção que a estudante recebeu o anúncio de que seu projeto havia vencido a disputa de peças.

“Fiquei feliz pelo reconhecimento que, de fato, eu não esperava”, comentou Naiara, que estuda desenho de modas no Senai Taguatinga e já fez um curso de costura industrial na unidade do Gama. “O Senai tem me dado muita estrutura e apoio na busca por esta profissão. Me encontrei no setor do vestuário e quero seguir carreira. Ao fim dos cursos, quero poder trabalhar com minha cunhada no ateliê dela, que inclusive tem sido uma das pessoas que mais me motiva a seguir na profissão”, completa a aluna de 26 anos.

Para a estudante Ana Lúcia, 59 anos, que terminou em terceiro lugar na votação, com um vestido baseado na vida de uma cortesã do reino, o curso é a abertura de um novo horizonte. Já para Rejane Brito, 53 anos, o diferencial do curso está na instituição como um todo. “Os professores são atenciosos e a metodologia é muito boa. É um curso além do básico. Eu apenas costurava, agora, posso fazer algo a mais e ter um diferencial”, pondera.

Uma ode aos anos 70

As funcionárias do Senai Gama se tornaram modelo por um dia para apresentar as peças produzidas pelos alunos do curso de Corte e Costura da unidade. Sob o tema “Anos 70” 13 estudantes criaram roupas que fizeram sucesso na época, com base em estudos, e levantamentos do comportamento da população da década. Diferente do primeiro desfile, não houve votação ou premiação da melhor roupa.

desfile gama noite corpo

 

“O curso de Corte e Costura é mais abrangente que o de Modelagem, por isso os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com tecidos e não com papel como foi feito no desfile da tarde. Isso proporcionou aos alunos uma vivência mais próxima da realidade dos profissionais da área”, explicou a professora Sara Romão.

Educação profissional

A unidade do Gama está com inscrições abertas para cursos em diversas áreas do conhecimento, que variam de 20 a 1200 horas/aula. Há turmas presenciais e à distância, conforme a necessidade dos alunos. Os cursos começam no primeiro trimestre de 2017 e há vagas para opções gratuitas e pagas.

“O Senai tem uma excelente empregabilidade dos alunos egressos. Nós formamos mão de obra para a indústria e também incentivamos o empreendedorismo. Quem nos procura tem o suporte para entrar no mercado ou se reposicionar”, explica Thaysa Tonhá Fernandes de Andrade, coordenadora pedagógica do Senai Gama.

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST