×

Mensagem

You need to login before you can view or download document

Programa do Senai ajuda indústria a aumentar a produtividade em 26%

Brasil mais produtivo corpo

Em tempos de crise, o Programa Brasil Mais Produtivo pode ser uma saída para aquelas empresas que precisam aumentar a produtividade sem fazer grandes investimentos. Trata-se de uma resposta rápida que aumenta em, pelo menos, 20% a produtividade por meio da aplicação de ferramentas Lean Manufacturing para pequenas e médias indústrias. A iniciativa é uma realização do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

No Distrito Federal, o Senai atua nas áreas de Vestuário / Calçados e Moveleiro. Nesta sexta-feira (16/12), mais uma indústria de Brasília encerrou a participação no programa Brasil Mais Produtivo com atuação do Senai Taguatinga. A Camisaria Nyll, empresa que atua no mercado de roupas sociais masculinas há 28 anos e possui cinco lojas no Distrito Federal, contou com a consultoria da instituição.

Durante três meses, somando cerca de 120 horas de trabalho, profissionais de diferentes áreas atuaram em conjunto para aplicar os métodos do programa na empresa. O conceito do Brasil Mais Produtivo baseia-se na redução de desperdícios comumente encontrados nas empresas que impactam diretamente em sua produtividade: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, estoque, movimentação e retrabalho.

O administrador da Camisaria Nyll, Philipe Lima, conta que, no começo, ficou um pouco receoso em relação a proposta do programa. “Em determinadas partes do processo, eu não acreditei nas mudanças, mas deixei o pessoal trabalhar. Só acreditei depois de tudo feito, e fiquei muito surpreso com a consultoria, pois já tínhamos feito outras consultorias e não tivemos resultado esperado”, explica o administrador.

A gestora do Programa Brasil Mais Produtivo no DF, Alessandra Machado, explica que, inicialmente, o objetivo da consultoria é aumentar em 20% a produtividade, mas no caso da Nyll o resultado superou as expectativas com o crescimento de 26,8%. “Depois de todas as intervenções relativamente simples no layout, logística e rotina da produção, aumentamos de 350 para 444 camisas fabricadas por dia, reduzindo o seu tempo de produção em 30%. Com isso, o retorno que a empresa teve com o programa foi 30 vezes maior do que o investimento”, explicou Machado.

“Eu agradeço muito ao Senai Taguatinga por ter prestado esse serviço e indico para todo empresário que queira melhorar dentro da sua indústria que ele vai alcançar aquilo que é esperado”, finalizou o administrador.

Brasil Mais Produtivo no DF

As empresas da área de Vestuário e Moveleiro do Distrito Federal que estão em busca de aumentar a produtividade podem encontrar a ajuda no Programa Brasil Mais Produtivo. Os interessados podem acessar o site do programa para outras informações e cadastro www.brasilmaisprodutivo.org.br, bem como entrar em contato com o Senai-DF pelo telefone: (61) 3353.8753.

 

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST