Alunas do Vira Vida recebem kits de maternidade
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 30 Agosto 2018 10:26
Na manhã de sexta-feira (24), três marcas de moda brasilienses presentearam dez alunas da 12ª turma do programa Vira Vida no Distrito Federal com fraldas descartáveis, banheira para bebê, toalhas, roupas e calçados infantis. A entrega foi feita pela proprietária da Abi Project, Nathália Abi-Ackel, pela proprietária da Q.U.A.D.R.A, Patrícia Vaz, e pela diretora criativa da Dobe Brasil Isadora Rocha. Elas levaram os presentes à unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) São João XXIII, onde ocorrem as atividades do programa. O Vira Vida resgata jovens em situação de risco e de extrema vulnerabilidade social, proporcionando-lhes educação básica e profissional, direitos de saúde, cultura, esporte e lazer, elevação da autoestima e fortalecimento de vínculos.
Em maio, quando se comemora o Dia das Mães, as três marcas promoveram a campanha Women Unite, que reverteu a venda de um modelo de uma minicoleção especial de camisetas para a compra dos enxovais de alunas grávidas ou que tiveram filho recentemente.
Foram produzidas cinco estampas, que tinham como foco o respeito à maternidade. “O objetivo foi dar à data um novo viés, que vai além do comercial”, explicou a designer Nathália Abi-Ackel. Ela foi a responsável por criar a identidade da campanha. “As marcas trouxeram o simbolismo do empoderamento feminino e da parceria que existe entre as mulheres, de uma ajudar a outra.”
A estampa com a palavra mãe em diferentes línguas, que teve a renda revertida para ajudar as mães do Vira Vida, foi a primeira a se esgotar. “Quando se apresenta algo de cunho social, as pessoas querem participar e, consequentemente, se envolvem com a iniciativa”, disse a proprietária da Q.U.A.D.R.A, Patrícia Vaz.
O valor arrecadado foi repassado à coordenação do Vira Vida, que avaliou as necessidades de cada jovem e fez a compra dos presentes. “O programa vem transformando minha vida em todas as áreas e, agora, com o meu bebê, não poderia ser diferente. Ter o apoio de todos os profissionais do projeto e de outras pessoas engajadas é fantástico”, disse Karen*, de 18 anos. O filho dela tem 2 meses e ganhou roupas e fraldas descartáveis.
A ação foi viabilizada pela Women’s Entrepreneurship Day Brazil (Wedo Brazil), organização não governamental parceira do Vira Vida no DF. A Wedo busca a equidade de gêneros e o incentivo ao protagonismo da mulher no mercado de trabalho empreendedor. A ONG tem sede nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em setembro passado. Tem como uma de suas metas apoiar projetos sociais, e o primeiro que adotou no País foi o Vira Vida, levando em conta o impacto social e o fato de mais de 60% dos jovens atendidos serem do sexo feminino.
*Nome fictício.
Vira Vida
É uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, é desenvolvido desde 2009 e já formou 579 alunos de 15 a 21 anos em 11 turmas. A formatura da 12ª turma, que tem 91 alunos, será em 24 de setembro. Da 13ª, que está sendo formada, poderão participar jovens de 14 a 21 anos
Os alunos do Vira Vida são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica e de assistência social. Com o apoio de parceiros, têm acesso à educação básica e a cursos técnicos e de qualificação, além da possibilidade de inserção no mercado de trabalho.