Sesi-DF faz dobradinha na premiação do regional do Torneio de Robótica 

Bisc8 e Albatroid, equipes das escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federa (Sesi-DF), receberam os troféus de segundo e terceiro lugar na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica, realizado no Sesi Taguatinga, em 7 e 8 de fevereiro. O primeiro lugar foi para Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá, de Mato Grosso. O anúncio dos vencedores foi na cerimônia de premiação, na tarde deste sábado (8).

Os três times venceram o Champion’s Award, premiação dada às três equipes que incorporam melhor o espírito e a experiência da competição. É o maior prêmio do evento, em um reconhecimento de que esses competidores adotaram plenamente os valores fundamentais do torneio e, ao mesmo tempo, obtiveram excelência e inovação nos quesitos analisados: desafio do robô, design do robô, projeto de pesquisa e core values.

Os três ganhadores do Champion’s e a equipe Mega Destemidos (que ficou em 4º lugar) foram as quatro equipes com melhor avaliação no regional e estão classificadas para a etapa nacional, que ocorre durante o Festival Sesi de Robótica, em São Paulo, de 6 a 8 de março. Esta fase vai reunir as 100 melhores equipes de robótica do Brasil e é de onde sairão as representantes brasileiras para as etapas internacionais.

Cerimonia de encerramento Robótica Fotos Moacir Evangelista08022020 1 de 4

Seis equipes do Sesi-DF participaram da etapa regional: a Albatroid e a Albageek, formadas por alunos da escola de Taguatinga, a Bisc8 e a Ohana, de Sobradinho, e a Legofield e a Lego of Olympus, do Gama. Veja os projetos de cada uma no link.

Além dos dois Champion’s, o Sesi-DF terminou o regional com outros troféus. A Albageek levou o prêmio de primeiro lugar na categoria Desempenho do Robô. A equipe obteve uma das maiores notas do Brasil no desafio do robô, 455 pontos. O Sesi Taguatinga mostrou que entende bem de programação, pois o prêmio extra de Desafio do Robô foi para a Albatroid. O técnico das equipes Legofield e Lego of Olympus, Alberto Roquete, foi o premiado como técnico destaque. E a Legofield é a primeira suplente caso alguma das equipes classificadas para o nacional desista da competição.

A etapa regional no Sesi Taguatinga foi disputada por cerca de 150 jovens de 9 a 15 anos que formaram 21 equipes do Distrito Federal, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, da Paraíba e de Sergipe. A superintendente do Sesi-DF, Gricelia Melo, falou da alegria em receber uma etapa regional no DF. “Nossas escolas e nosso país precisam cada vez mais desse engajamento com a tecnologia e a robótica para melhorar a vida das pessoas. Temos muito orgulho de receber tanta gente focada no bem comum aqui na nossa escola.”

Projetos no nacional

Cerimonia de encerramento Robótica Fotos Moacir Evangelista08022020 3 de 4Com uso de garrafas PET na criação do Bisc – Bueiro Inteligente Sustentável Coletor, a equipe Bisc8, do Sesi Sobradinho ficou com o segundo lugar geral no campeonato. A solução dos alunos foi um cesto com furos para ser acoplado dentro das bocas de lobo de forma a evitar o entupimento e, consequentemente, o alagamento de vias. O Bisc tem ainda um mecanismo que avisa se o cesto está cheio, já que, por meio de um sistema programado em arduino e uma polia, mostra as cores verde, amarelo e vermelho: fica verde quando estiver vazio, amarelo quando estiver meio cheio e vermelho quando estiver muito cheio.

A técnica da Bisc8, Kamila de Sousa, trabalha com a robótica no Sesi Sobradinho há quatro anos e essa é a segunda vez que conquista uma vaga no nacional. “Eles trabalharam muito. As apresentações estavam lindas. Eu chorei, vendo os ensaios. Estou realizada porque eles entenderam de verdade os valores da robótica. Foi uma surpresa incrível e é a demonstração de anos de trabalho e muito estudo”.

Cerimonia de encerramento Robótica Fotos Moacir Evangelista08022020 2 de 4A equipe Albatroid ficou com a 3ª vaga do Torneio Sesi de Robótica, etapa nacional, e o projeto que eles apresentaram usa a tecnologia para tentar diminuir os problemas de locomoção de pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência física. Eles desenvolveram um aplicativo de celular, o Inclusion App, que vai apresentar informações sobre a cidade, como as condições climáticas para que um cadeirante não sofra com enchentes, e listar os pontos com ônibus acessíveis, além de oferecer a possibilidade de pedir ajuda a voluntários cadastrados no aplicativo. A Albatroid está na quarta temporada do torneio da FLL e na última participou da etapa internacional na Austrália. “Eu estava confiante no nosso trabalho, mas sabia que ia ser desafiador. É incrível conseguir a vaga para o nacional mais uma vez. A cada torneio aprendemos coisas novas e conhecemos novas pessoas, sei que vai ser demais poder estar entre as melhores do Brasil de novo”, disse Anna Clara Gomes, de 14 anos. 

Veja a lista de todas as premiações: 

Champion´s Award
1º lugar: Brotherhood, do Sesi Escola Cuiabá (MT)
2º lugar: Bisc8, do Sesi Sobradinho (DF)
3º lugar: Albatroid, do Sesi Taguatinga

Premiações oficiais 
Projeto de Inovação: Dominidroids
Design do Robô: Mega Destemidos 
Desempenho do Robô: Albageek 
Core Values: Iron Star
 
Premiações extras 
Estrela Iniciante: Sonic Pró
Contra Todas as Adversidades: Silver Makers
Voluntário Destaque: Geartech Canaã
Técnico Destaque: Alberto Roquete, da Legofield e da Lego of Olympus
Desafio Final do Robô: Albatroid
 
Suplentes para o Festival Sesi de Robótica 
Legofield
Dominidroids
Jarvis
Young Creators

Veja as galerias de imagem da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FLL no DF. 

Texto: Aline Roriz
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2