Equipes participam de encontro antes do nacional de Robótica
- Detalhes
- Última Atualização: Quinta, 05 Março 2020 10:39

O Parque Tecnológico de Brasília — Biotic recebeu, na tarde desta terça-feira, 3 de março, as equipes que representarão o Distrito Federal no Festival Sesi de Robótica, o maior torneio da modalidade no país, que ocorre de 6 a 8 de março, em São Paulo. O evento vai receber as competições First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools. O DF será representado por quatro equipes formadas por 21 estudantes das escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga. Na FLL participam Albatroid, Bisc8 e Legofield e, na F1 in Schools, a Lobo-Guará. Além das quatro equipes que vão para a etapa nacional, também participaram do encontro outros times que representaram o Sesi-DF em torneios oficiais: Lego of Olympus, do Gama, e Ohana, de Sobradinho.
A visita teve como objetivo mergulhar os jovens competidores em um ambiente de inovação, como é o Biotic. O encontro foi preparado pela superintendente do Sesi-DF, Gricelia Melo, pela coordenadora de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa, e pela interlocutora de Tecnologias Educacionais do Sesi-DF, Elisângela Machado, que aproveitaram o momento para desejar boa sorte àqueles que vão representar o DF na competição nacional.
“É a troca, a conversa, o networking, é trazer eles para um ambiente novo, para eles chegarem em São Paulo, na competição nacional, ainda melhor preparados. Aqui no Biotic eles puderam enxergar oportunidades que existem no DF para desenvolver projetos para nossa indústria e para a nossa cidade”, explicou Gricélia.
Os olhos brilhando dos competidores refletiam a curiosidade e o encanto deles pelo Sebraelab, laboratório de criatividade, de inovação e de geração de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, que fica no Biotic. “Achei muito legal conhecer esse espaço. É parecido com o que vimos na Austrália, quando fomos competir no internacional de robótica ano passado”, afirmou Letícia Souza, de 13 anos, aluna do Sesi Taguatinga, competidora da equipe Albatroid. A aluna participou em julho de 2019 do Aberto da Ásia, em Sidney.
A superintendente do Sesi-DF destacou que o encontro também serviu para reforçar o espírito de união entre as equipes. “Quis estimular a colaboração entre os times para que as equipes estejam cada vez mais unidas, para que saibam lidar melhor com o espírito de competição. Todos aqui precisam uns dos outros e juntos vamos mais longe.”
As equipes embarcam para São Paulo na nesta quinta-feira, dia 5, e o encontro ajudou a acalmar os jovens pesquisadores. “Achei esse lugar inspirador. O coração está apertado, cheio de ansiedade para a minha primeira competição nacional, mas confiante de que vai dar certo”, disse Julia Gomes, de 14 anos, da equipe Legofield do Sesi Gama.