Centro de Excelência em Esporte realiza primeiro festival
- Detalhes
- Última Atualização: Sexta, 06 Mai 2022 15:34
O Centro de Excelência em Esporte do governo do Distrito Federal, localizado no Sesi Taguatinga, realizou nesse sábado, 30 de abril, o primeiro festival de esportes. Alunos das modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol participaram do evento de competições. O objetivo foi promover a interação entre as crianças e os adolescentes e proporcionar um momento de lazer em família. A programação foi aberta ao público.
Em funcionamento desde setembro de 2021, hoje o Centro de Excelência em Esporte tem mais de 1,3 mil meninos e meninas matriculados gratuitamente, com idades de nove a 15 anos. O projeto é realizado por meio de um convênio entre a Secretaria de Esporte e Lazer do DF e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e busca fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar.
A ação do último fim de semana reuniu cerca de 600 alunos. O evento esportivo foi a oportunidade para que eles vivenciassem uma disputa e analisassem a própria performance. “A prática de uma atividade traz inúmeros benefícios para a saúde, tanto em aspectos físicos quanto intelectuais. Os jovens melhoram o condicionamento do corpo e o desempenho cognitivo. Além disso, o Centro de Excelência proporciona o acesso a um ambiente de troca de experiências e de criação de vínculos, principalmente após o período de isolamento causado pela pandemia da covid-19”, explica o coordenador de Promoção da Saúde do Sesi-DF, Robson Feitosa.
Os gêmeos Samuel Pedro Vieira e Lucas Gabriel Vieira, de 10 anos, fazem parte de uma das turmas de futebol. Para eles, estudantes da rede pública de ensino, é no campo que podem dar os primeiros passos para realização de sonhos. “Eu consigo mostrar do que eu sou capaz jogando, as minhas habilidades e o meu potencial. Ainda serei um jogador profissional”, diz, empolgado, Lucas. Já Samuel, o mais tímido dos irmãos, conta que “o festival foi o momento para ele se divertir e aprender com os colegas mais velhos.”
A divisão dos times, a separação das categorias e a arbitragem dos jogos ficou a cargo de seis estagiários e cinco professores de Educação Física do Sesi-DF. Os participantes receberam medalha e lanche.
Os três filhos do servidor dos Correios Marcus Garcia, de 40 anos, participaram do festival: Davi, de 13 anos, no futevôlei e Sara e Ester, de 11 e 10 anos, respectivamente, no futsal. Além dele, os avós paternos dos adolescentes, Leia Garcia e Neri Cardoso, assistiram as competições. “É um programa em família. Os meninos se divertem e, ao mesmo tempo, podemos nos curtir”, afirmou Marcus, que foi aluno do Sesi-DF na infância. “Estudei até o 8º ano do Ensino Fundamental na instituição. Sei o quanto a escola exerce uma influência positiva. Por isso meus dois filhos mais velhos são matriculados aqui e inscrevi os três nas atividades esportivas. A gratuidade também é outro ponto positivo, pois não há outro lugar com essa estrutura e sem custos.”
Inscrições abertas
Ainda há vagas abertas para futebol, futevôlei, futsal e voleibol. Para se inscrever, o responsável pela criança ou pelo adolescente precisa acessar o site do Sesi-DF, escolher a modalidade desejada e preencher o formulário com dados pessoais:
- CPF do aluno
- CPF da mãe do aluno
- CPF do responsável pelo aluno, caso não seja a mãe
- Data de nascimento
- Endereço com CEP
- E-mail do responsável
- Telefone para contato
É necessário anexar no formulário uma foto ou uma cópia legível de documento que mostre o CPF da mãe ou do responsável pelo aluno, como a Carteira de Habilitação, o RG ou o CPF. Ao finalizar cadastro, o sistema apresentará um comprovante de que a inscrição foi feita com sucesso.
A efetivação da matrícula deverá ser feita em até cinco dias úteis após a inscrição online, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas.
Veja a galeria de imagens: