Na batalha de robôs, a humanidade é o mais importante

8 12 2023 Torneio Regional de Robotica 2023 Foto Bruno Frauzino sesi df 2A professora do Centro de Ensino Fundamental 1 do Gama Edneuza Pereira é daquelas que não se conformam em fazer só o que está previsto em sala de aula. Estreante no Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge, a educadora formou uma equipe para participar da competição em menos de dois meses, a fim de que seus alunos estivessem incluídos no processo de educação tecnológica.

A equipe de alunos de Edneuza é a única de uma escola pública inscrita na etapa do Distrito Federal do torneio, que começou nessa sexta-feira, 8 de dezembro, e segue neste sábado (9), no ginásio do Sesi Taguatinga. “A robótica tem papel fundamental para a formação de um estudante atualizado sobre o mercado atual. Ela potencializa as oportunidades de aprendizado, a entrada na faculdade e a empregabilidade”, afirma a profissional, que dá aulas de Ciências.

A vontade de ver os estudantes na disputa de robôs era tão grande que a professora foi atrás de material emprestado para treinar, uma vez que a escola onde ensina não tem recursos para compra. Edneuza encontrou esse apoio no Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), que organiza o torneio local e cedeu peças de Lego para a montagem dos robôs e o tapete com os desafios da temporada 2023/2024, cujo tema é Masterpiece. Além de desenvolver e programar um robô autônomo que execute missões em uma arena, na chamada batalha de robôs, cada equipe teve de pensar uma solução inovadora para um problema do mundo real.

“Eu não imaginava que fosse capaz de fazer programação. A minha felicidade foi aprender algo novo”, conta, empolgada, Laura Mello, de 11 anos, aluna de Edneuza e integrante da equipe Phoenix. Ao lado de sete colegas, a estudante criou o projeto Cabine Integrativa. A ideia é implementar em cinemas salas adaptadas para pessoas com transtornos do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e do espectro autista (TEA), entre outras condições de saúde. “Nesse espaço exclusivo, elas teriam o controle da luminosidade da tela, do volume e da climatização do ambiente e poderiam levar até três acompanhantes. Assim, ficariam mais à vontade. É um projeto de inclusão de acesso à arte visual”, explica.

8 12 2023 Torneio Regional de Robotica 2023 Foto Bruno Frauzino sesi df Na competição, as equipes, que precisam ter, cada uma, de dois a dez competidores e dois técnicos adultos (um titular e um suplente), também são avaliadas quanto aos core values. São os valores fundamentais, quesito que trata de manter uma competição amigável, compartilhar conhecimento e trabalhar em equipe. É preciso manifestar entusiasmo e mostrar que se pode realizar mais em grupo do que individualmente, além de expressar gentileza com todos os envolvidos.

Foi no sentido de compartilhar o que aprendeu que o técnico suplente da Phoenix, Alfredo Araújo, de 20 anos, se voluntariou para apoiar as crianças. Ele cursa Engenharia Aeroespacial na Universidade de Brasília (UnB). “Sou cria do Sesi do Rio Grande do Norte. Lá foi onde descobri a paixão pelo meu curso, que nasceu na temporada 2018/2019 da FLL, a Into Orbit [que desafiou os estudantes a pesquisar sobre questões relacionadas a viver e viajar no espaço].” Com a equipe Galaxy Forces, da cidade de Mossoró, o jovem conquistou o primeiro lugar na categoria design mecânico no Torneio Aberto de Robótica no Líbano.

O objetivo final das 21 equipes que competem na etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica FLL Challenge é garantir uma vaga para a disputa nacional, prevista para o fim de fevereiro, em Brasília. Contudo, a proposta da FLL é também que todos pratiquem o gracious professionalism. A expressão em inglês é comum entre os participantes. Gracious tem a ver com cordialidade, respeito e empatia e professionalism está relacionado a responsabilidade com o conhecimento.

8 12 2023 Torneio Regional de Robotica 2023 Foto Bruno Frauzino sesi df 6Quem define perfeitamente o espírito do torneio é Lavínea de Quadros, de 12 anos: “As equipes torcem umas pelas outras, ficam felizes com a conquista alheia e cantam juntas o grito de ‘garra’. A verdade é que todos querem ganhar, mas de forma justa e sem maldade. É o lugar mais legal para aprender, fazer amigos e se divertir, pois temos o mesmo interesse: a robótica”, diz a integrante da equipe Elev3r, do Centro Educacional Isolina Rutmann, escola do Sesi no município de Vilhena (RO). O grupo percorreu 14 horas de viagem para chegar à capital federal — seguiu de ônibus até Cuiabá (MT) e em seguida pegou um voo para Brasília.

F1 in Schools

Além dos estandes e das competições da FLL, o torneio conta com espaços em que são expostos os trabalhos de três escuderias que competirão pelo Sesi-DF no Festival Nacional de Robótica na categoria F1 in Schools: Axis, Harpia e Lobo Canindé.

O programa, apoiado pela Fórmula 1, desafia crianças e jovens a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia. Além de desenvolver um protótipo de veículo de corrida, os alunos precisam preparar um plano de negócios, buscar apoiadores para desenvolver a ideia e pensar em marketing e em estratégias para mídias sociais. No Brasil, a disputa é voltada a estudantes matriculados em escolas do Sesi.

"É a primeira vez que vamos competir na F1, então estar no torneio de robótica da FLL é uma oportunidade de treinarmos a nossa apresentação, avaliar se o público entende o viés do nosso projeto e sentir o clima de uma disputa. É o cenário ideal para revermos o nosso trabalho até aqui e fazer as adequações necessárias", avalia Paulo Sérgio Rocha, de 17 anos. Ele é aluno da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Sobradinho e um dos integrantes da escuderia Axis.

Etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica
Participam 21 equipes, com 153 competidores ao todo, de cinco unidades da Federação: DF, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. A Rede Sesi-DF de Educação é representada por seis grupos: Albatroid, Atomics, Bisc8, Hawkings, Lego Field e Lego of Olympus.

O evento é aberto ao público e neste sábado (9) será das 10 às 16 horas. As finais das disputas ocorrerão a partir das 13 horas e a cerimônia de premiação está marcada para as 15 horas. O Sesi Taguatinga fica na QNF 24, Área Especial, em Taguatinga Norte.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2