Festival online de robótica encerra temporada 2020/2021

26 6 21 toneio sesi robotica gilberto sousa sesiDe forma remota, pelo YouTube, estudantes de todo o País acompanharam na manhã deste sábado, 26 de junho, o Festival Sesi de Robótica 2021. Na cerimônia, este ano online, foram conhecidas as equipes vencedoras da temporada 2020/2021 das competições First Lego League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools.

Ao todo, 138 times, com cerca de 800 competidores de escolas públicas e privadas das cinco regiões do Brasil, disputaram os troféus. “A pandemia impôs desafios para fazermos um evento que era totalmente presencial se tornar remoto. Os estudantes deram um show; o torneio foi para dentro das casas e eu agradeço também às famílias”, destacou o gerente executivo de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi), Wisley Pereira.

Para o especialista em Educação do Sesi Marcos Sousa, os valores fundamentais e o trabalho em grupo são as principais conquistas. “O maior prêmio para os três torneios são os core values, que nos tornam pessoas melhores por meio da cooperação, da empatia, do trabalho em equipe e da troca de conhecimento, o que faz com que todos se tornem vencedores.”

A transmissão de três horas, pelo canal Sou Robótica, foi apresentada por Marcos Sousa e pela jornalista esportiva Glenda Kozlowski, com a participação por vídeo de técnicos, juízes, competidores e ex-competidores. Também estiveram na cerimônia de forma virtual convidados como Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, que ensinou a criar um carregador de celular para bicicleta, e o ex-aluno do Sesi e piloto profissional e kart Wallace Martins, que enviou uma mensagem de apoio aos estudantes.

Torneios a distância durante a pandemia

Diferentemente dos anos anteriores, por causa da pandemia da covid-19, as provas das competições ocorreram a distância, assim como os torneios regionais, que classificaram equipes para o festival. O Sesi-DF participou da disputa nacional com quatro equipes: Albatroid, Lego Field e Lego of Olympus, pela FLL, e Axis, pela F1 in Schools.

Na FLL, com o tema RePLAY, o objetivo era incentivar a prática de atividades físicas para garantir melhor qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde das pessoas. Já na F1 in Schools, apoiada pela Fórmula 1, o desafio para os estudantes era desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia.

Apesar de as equipes do DF não terem conquistado troféus na grande final, para o interlocutor de Robótica do Sesi-DF, André Alcântara, a experiência trouxe ganhos. “Mesmo com a pandemia, os alunos conseguiram desenvolver os projetos e isso valeu muito a pena. Não levamos a premiação, mas concorremos a nível nacional com as melhores equipes do Brasil e isso é um resultado positivo em um ano tão complicado”, analisa. Na cerimônia, ele falou ao público sobre o cumprimento de missões pelo robô de Lego na mesa da FLL.

A próxima temporada — 2021/2022 — terá como tema Cargo Connect. O lançamento e os detalhes serão apresentados no segundo semestre deste ano.

Veja a lista dos vencedores do Festival Sesi de Robótica 2021.

Texto: Samira Pádua
Foto: Gilberto Sousa/Sesi
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2